Jornal de Angola

Executivo decreta sete dias de luto

-

A direcção do Governo tunisino decretou sete dias de luto nacional e as bandeiras a meia haste em todos os edifícios públicos ao longo deste período, na sequência da morte, quinta-feira, do Presidente da República, Béji Caïd Essebsi.

Segundo a AFP, o chefe do Governo, Youssef Chahed, anunciou igualmente o cancelamen­to das manifestaç­ões e actividade­s políticas públicas em todas as províncias até novas ordens.

Por seu turno, o Ministério dos Assuntos Culturais anunciou o adiamento de todos os festivais e eventos culturais e artísticos agendados.

No início de quinta-feira, a Presidênci­a da República tunisina anunciou a morte do Presidente Béji Caïd Essebsi, aos 92 anos de idade.

Data das eleições

O presidente da Instância Superior Independen­te para as Eleições (ISIE) da Tunísia, Nabil Baffoun, anunciou que a data das eleições presidenci­ais tunisinas será avançada dentro de 90 dias, bem antes da realização das legislativ­as.

O responsáve­l acrescento­u que os membros da ISIE vão manter em breve um encontro para analisar este novo calendário eleitoral.

Segundo uma fonte parlamenta­r, o presidente da Assembleia de Representa­ntes do Povo (ARP) realizou, na sede do Parlamento, uma reunião de emergência com o chefe do Governo, Youssef Chahed, para discutir a situação geral do país, no quadro da morte do Presidente tunisino. No final desta reunião, o presidente da ARP anunciou à imprensa que, em conformida­de com a Constituiç­ão, ele próprio vai suceder a Béji Essebsi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola