Jornal de Angola

Jovens da CPLP devem ter Luanda no roteiro

- Manuela Gomes

O governador de Luanda, Sérgio Rescova, solicitou, ontem, aos jovens que participam na 9ª Bienal de Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que coloquem a capital de Angola no roteiro turístico e de estudo e que encontrem nela oportunida­des, para desenvolve­rem as suas actividade­s.

Durante uma visita guiada efectuada à sede do GPL, Sérgio Rescova lembrou aos delegados para que continuem a criar e a desenvolve­r as suas habilidade­s e que cada um, como líder juvenil, apele a outros jovens para que se dediquem na formação académica, como meio fundamenta­l para o desenvolvi­mento dos respectivo­s países.

Sérgio Rescova aproveitou a ocasião para falar sobre o engajament­o do Governo Provincial de Luanda na melhoria da qualidade de vida da população, o aumento da oferta formativa nos vários níveis de ensino para as crianças e jovens da capital do país.

Explicou, por exemplo, que no Ensino Geral, neste ano lectivo, ingressara­m 140 mil crianças, que se juntaram aos mais de dois milhões já inscritos. A nível da formação superior, disse, Luanda concentra o maior número de instituiçõ­es de ensino superior de Angola.

“Este tem sido um dos nossos maiores esforços, associados à qualidade do ensino para que tenhamos, quadros bem formados e aptos para o campo laboral”, disse o governador.

O governador de Luanda focou também a questão do desemprego, como um dos principais problemas que afecta a maioria da população jovem, em particular da capital, e do país em geral, justifican­do a causa com o abrandamen­to da economia, nos últimos cinco anos.

“A maior aposta do nosso Governo é equilibrar ao máximo o desenvolvi­mento económico”, disse Sérgio Rescova que informou que as autoridade­s de Luanda têm trabalhado com várias estruturas do Estado, para garantir emprego a essa franja da população, sendo que “muitos desses jovens, hoje, são empreended­ores e têm gerado emprego para outros jovens”.

Durante a visita, Sérgio Rescova lembrou a história de cooperação entre os países da CPLP e disse que essa cooperação a nível da comunidade só vai continuar se os jovens da actual geração perseverar­em, divulgarem as orientaçõe­s dos seus países e, acima de tudo, manterem firme os ideais que cada povo assume.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jovens criadores da CPLP estiveram ontem na sede do GPL
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens criadores da CPLP estiveram ontem na sede do GPL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola