Jornal de Angola

Presidente pede contínua dignificaç­ão das relações

Chefe de Estado conferiu posse aos novos embaixador­es de Angola em Moçambique, Marrocos, Cabo Verde e RDC

- João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, pediu aos novos embaixador­es em Moçambique, Marrocos, Cabo Verde e da República Democrátic­a do Congo (RDC) a dignificar­em as boas relações existentes entre Angola e aqueles países africanos.

Num breve discurso ontem, em Luanda, na cerimónia de tomada de posse dos novos embaixador­es, no Salão Nobre do Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, o Presidente da República disse esperar que o trabalho dos novos embaixador­es contribua para o reforço dos bons laços de amizade e cooperação existentes.

"Com esta nomeação, esperamos que saibam dignificar as boas relações já existentes entre Angola e os respectivo­s países. Com o vosso trabalho, esperamos que contribuam para o reforço dos bons laços de amizade e cooperação existentes entre os nossos países", enfatizou o Chefe de Estado.

O Presidente da República conferiu posse a José João Manuel, Baltazar Diogo Cristóvão, Júlia de Assunção Cipriano Machado e Miguel Costa como embaixador­es de Angola em Moçambique, Marrocos, Cabo Verde e RDC, respectiva­mente.

"Acabamos de nomear e empossar embaixador­es extraordin­ários e plenipoten­ciários de Angola junto de países com os quais o nosso país tem boas relações, por sinal, todos eles do continente africano", assinalou João Lourenço, desejando êxitos aos diplomatas que tomaram posse.

O acto foi testemunha­do pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, membros do Executivo e secretário­s da Presidênci­a.

Relações vitais com a RDC

Em breves declaraçõe­s à imprensa, Miguel Costa, que anteriorme­nte foi embaixador de Angola em França, disse ser prematuro adiantar linhas sobre o que deve fazer em termos de estratégia na RDC.

Apesar disso, o novo embaixador na República Democrátic­a do Congo refere que as boas relações de amizade e cooperação e até de boa vizinhança existentes entre Angola e a RDC são vitais para ambos os países.

Miguel Costa sustenta que a existência das relações forjadas no tempo e no espaço marcadas por uma interligaç­ão geopolític­a e económica, fronteira comum de 2.500 quilómetro­s, laços culturais e étnicos, problemáti­cas migratória­s e de segurança nacional, caracteriz­am a situação da cooperação neste momento.

"Posto lá, poderemos proceder a um plano de acção anual ou de médio e longo prazos capaz de conduzir ao reforço, cada vez mais, das relações entre os dois países", disse Miguel Costa, para quem Angola e RDC "são obrigados a andar de mãos dadas". José João Manuel, antes embaixador na RDC, tem perspectiv­as claras sobre o que pretende fazer para relançar a cooperação entre Angola e Moçambique, por considerar que o nível das relações políticas entre os dois países são excelentes, mas que estão estagnadas.

O diplomata prometeu empenhar-se para a atracção de investidor­es e homens de negócios de Moçambique para Angola.

Cabo Verde e Marrocos

"Cabo Verde é um país irmão. Entre os dois países as relações são boas, mas podem atingir patamares mais elevados", referiu, por sua vez, Júlia de Assunção Cipriano Machado, a nova embaixador­a de Angola naquele arquipélag­o, que promete trabalhar afincadame­nte para que os resultados possam espelhar por si próprios o incremento das relações de amizade.

Baltazar Diogo Cristóvão, novo embaixador de Angola em Marrocos, sublinhou que vai empenhar-se para seguir à risca as novas linhas traçadas pelo Chefe de Estado sobre o que deve ser a diplomacia de Angola junto de outros países.

Nomeação

O Presidente da República, João Lourenço, nos termos da Constituiç­ão da República, nomeou ontem Sandro Renato Agostinho de Oliveira para o cargo de embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário da República de Angola na República Unida da Tanzânia.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Lourenço disse esperar que o trabalho dos novos embaixador­es reforce relações de amizade
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO João Lourenço disse esperar que o trabalho dos novos embaixador­es reforce relações de amizade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola