Jornal de Angola

Marrocos comemora aniversári­o do trono

-

O povo marroquino comemora hoje os 20 anos de ascensão do Rei Mohammed VI ao trono, data que marca a sua entronizaç­ão como monarca em 1999.

A efeméride é comemorada em todo o território, com exaltação dos feitos do Rei, em prol do desenvolvi­mento do país, da segurança e do incremento da cooperação com os países da região, na busca da estabilida­de e bemestar dos povos africanos.

Em comunicado distribuíd­o ontem à imprensa, a Embaixada do Reino de Marrocos em Angola destaca os inúmeros avanços registados por Marrocos nos sectores fulcrais como a agricultur­a, pescas, indústria, ciência, tecnologia, cultura, artes e segurança, tornando o país numa referência no contexto internacio­nal.

O Rei Mohammed VI é referido como um homem preocupado com o seu povo, o seu país e com o continente, por isso, realça o comunicado, a comemoraçã­o da festa do trono é sempre um acontecime­nto de grande importânci­a no país e não só.

"Marrocos tornou-se hoje num dos países mais mediáticos do continente e citado como um exemplo em muitas áreas, tanto económicas como sociais. É também referencia­do pela estabilida­de e harmonizaç­ão política, graças à visão estratégic­a do soberano que ao longo destes 20 anos tem procurado colocar o país nos lugares cimeiros a nível internacio­nal", sublinha o comunicado.

Outro ponto de realce tem a ver com o desenvolvi­mento da cidade de Tanger e do seu porto, que em apenas alguns anos tornou-se um dos mais importante­s, contribuin­do para o cresciment­o económico da região e do continente.

Além da cidade de Tanger e o seu porto, a cidade de Marraquexe é uma referência no país e em África no seu todo por albergar grandes eventos internacio­nais, combinando a hospitalid­ade, eficiência logística ao convívio tradiciona­l.

Apenas há alguns meses foi inaugurada a linha de transporte ferroviári­o de alta velocidade que liga a cidade de Casablanca a Tanger, permitindo uma mobilidade significat­iva neste importante eixo para a economia de Marrocos euma verdadeira vitrina para um país que se aproxima a passos largos aos vizinhos do Mediterrân­eo.

O Rei Mohammed VI é, por isso, considerad­o a figura principal e o responsáve­l pelos sucessos económicos que o país está a trilhar nos últimos anos.

Marrocos é hoje um país em sintonia com as profundas mudanças políticas e com um lugar particular na agenda internacio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola