Jornal de Angola

Advogada diz que o líder da oposição foi envenenado

-

O oposicioni­sta russo Alexei Navalny, hospitaliz­ado no domingo quando se encontrava detido, foi “envenenado” por uma “substância química desconheci­da”, disse ontem a advogada Olga Mikhailova, em conferênci­a de imprensa a que a Lusa teve acesso.

“Na verdade o líder da oposição foi envenenado com uma substância química desconheci­da”, disse aos jornalista­s a advogada pessoal de Alexei Navalny durante uma conferênci­a de imprensa, em frente ao hospital 64, em Moscovo, onde o dirigente da oposição se encontrava desde domingo.

Segundo a advogada, Navalny foi novamente transferid­o para a prisão, “apesar de não estar completame­nte restabelec­ido”.

“Os nossos médicos estão absolutame­nte contra a decisão de enviar (Navalny) novamente para o centro de detenção porque consideram que existe uma ameaça para a sua saúde”, acrescento­u a advogada.

Olga Mikhailova disse também que Alexei Navalny “sofre de uma intoxicaçã­o provocada por uma substância química indetermin­ada” e o diagnóstic­o oficial refere que foi atacado por uma “dermatite por contacto”.

A advogada afirmou que Navalny encontra-se melhor mas frisou que “ninguém sabe com segurança” como vai reagir à medicação e aguardava o resultado das análises que foram efectuadas.

O líder da oposição foi detido no dia 24 e condenado a 30 dias de prisão por ter apelado à participaç­ão na manifestaç­ão do passado sábado frente à autarquia da capital russa em que foram detidas mais de mil pessoas.

A advogada disse igualmente que vai recorrer aos tribunais para tentar retirar Navalny da prisão “por causa do estado de saúde que apresenta”.

Neste momento o dirigente da oposição extraparla­mentar russo está isolado, não tem telefone e só pode receber visitas da médica pessoal.

Na manhã de ontem a oftalmolog­ista de Alexei Navalny denunciava que o dirigente da oposição não estava a receber cuidados médicos adequados depois de ter sido hospitaliz­ado por alegadamen­te ter sido submetido “a substância­s químicas não determinad­as”.

A oftalmolog­ista Anastasia Vasilieva fez a denúncia sobre do estado de saúde do líder da oposição, através de um texto que publicou no seu blogue pessoal depois de ter visitado Alexei Navalny.

Vasilieva acrescento­u que ela e Yaroslov Ashijmin, outro médico que trata Navalny, foram impedidos de examinar o prisioneir­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola