Jornal de Angola

Arranca corrida à sucessão da directora-geral do FMI

-

O processo de selecção do substituto da directora-geral do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), Christine Lagarde, que renunciou ao cargo para ir dirigir o Banco Central Europeu (BCE), iniciou ontem, devendo estenderse ao longo de toda a semana, até ao dia 6 de Setembro.

“O Conselho Executivo anuncia que adoptou um processoab­erto,baseadonom­érito, e transparen­te para a selecção do próximo director-geral, semelhante ao usado nas selecções recentes”, declara a nota de imprensa em que o FMI dá início ao apuramento do substituto de Christine Lagarde.

A directora-geral afastou-se da liderança do FMI no início do mês com o fim de concorrer à presidênci­a do Banco Central Europeu (BCE) em substituiç­ão de Mario Draghi, cujo mandato termina em Outubro.

A renúncia de Christine Lagarde tem efeito a partir de 12 de Setembro deste ano. Até lá, David Lipton (director-geral adjunto do fundo) mantém-se como directorge­ral interino.

Corrida à liderança

A corrida à liderança do FMI conta com candidatos potenciais oriundos da Europa como o português Mário Centeno, actual presidente do Eurogrupo, de cuja desistênci­a surgem notícias desde sexta-feira última.

Está na corrida Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra, Nadia Calvino, ministra da Economia de Espanha, Jeroem Dijsselblo­em, o holandês e anterior presidente do Eurogrupo, e Kristialin­a Georgieva, búlgara que é vicepresid­ente do Banco Mundial.

Fora da Europa, que tradiciona­lmente ocupa o posto, aparecem Agustín Carstens, ex-governador do Banco do México, Raghuram Rajan, expresiden­te do banco central da Índia, e Tharman Shanmugrat­nam, ministro da Singapura. “O Conselho Executivo reúne-se com os candidatos pré-selecciona­dos (ou todos os candidatos, se houver menos de quatro) em Washington. Depois disso, discutirá os pontos fortes de cada um e faz uma selecção”, diz o FMI.

Para chegar a directorge­ral, o fundo lançou uma lista de seis requisitos (semelhante­s aos de 2011 e 2016) que têm de ser preenchido­s pelos candidatos a sucessores de Christine Lagarde.

Entre os requisitos, contase ter um histórico de distinção em decisão de política económica a nível sénior e como profission­al de excelência, bem como de capacidade de gestão e diplomacia, ser oriundo de um dos países membros do fundo, ter sido endossado por um governador ou director executivo, assim como ter menos de 65 anos.

 ?? DR ?? Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra
DR Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola