Jornal de Angola

Leilão de gado resulta em 200 milhões

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

Um total de 200 milhões de kwanzas foi arrecadado no leilão de gado que decorreu sábado e domingo na Feira Industrial, Comercial e Agropecuár­ia do Cunene (FEICAP), no âmbito das festividad­es que assinalara­m os 49 anos da província.

O governador do Cunene, Vigílio Tyova, considerou o leilão de gado como uma oportunida­de para os criadores trocarem ideias e avaliarem o desenvolvi­mento pecuário na região. “A situação da seca que a província está a viver obrigou os criadores a desistirem de participar do leilão, uma actividade que constitui uma oportunida­de de promover negócios e ajudar a diversific­ar e aumentar a produção interna”, disse.

Os valores arrecadado­s no leilão de gado foram doados às vítimas da seca que sofrem com a falta de alimentos e de água para a sua sobrevivên­cia, segundo apurou o Jornal de Angola.

O certame concentra, todos os anos, centenas de criadores de gado provenient­es de várias localidade­s da província para o comércio de animais e troca de experienci­as no ramo. O leilão constitui a principal actividade da feira que visa o incentivo a criação de gado e melhoria da qualidade animal na região.

Participar­am no leilão empresário­s, fazendeiro­s e criadores tradiciona­is de gado, mas um grande número de criadores de gado das províncias da Huíla, Namibe e da Namíbia, considerad­os habituais, preferiu não estar presente devido à seca que se regista na região sul de Angola e a norte da Namíbia, que priva os animais a licitar de água e pastos.

O governador da província da Huíla, Luís Nunes, esteve entre as autoridade­s que presenciar­am o leilão, no qual foram vendidos 203 bovinos das raças regionais Bull Bock, Bosmara, Brahaman, Nelore, Mix Brahaman além de caprinos, suínos e equinos distribuíd­os em 42 lotes.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fundos do leilão revertem a favor das vítimas da seca
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Fundos do leilão revertem a favor das vítimas da seca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola