Jornal de Angola

960 registos no Portal da Produção Nacional

Municípios com maior número de bens inscritos com a marca “Feito em Angola” são a Cacula e Lubango

- Arão Martins | Lubango

A Huíla tinha cadastrado­s, até ontem, no portal de divulgação da produção nacional, 960 produtores, anunciou, no Lubango, o director provincial para o Desenvolvi­mento Económico Integrado Local, Nandi Capenda, na abertura de um encontro sobre “As medidas facilitado­ras de crédito ”, dirigido aos empresário­s, empreended­ores e agentes económicos da região.

Nandi Capenda destacou o “alto desempenho” do município de Cacula, que inscreveu no portal 167 produtores, e o Lubango, com 172, detalhando a estratégia para viabilizar os projectos actuais a nível da província da Huila. “Pensamos que deve ser este o nosso debate, pois esse projecto visa minimizar as dificuldad­es para aceder ao crédito actualment­e, em função das elevadas taxas de juros”, explicou.

O Governo, salientou Nandi Capenda, aprovou o Programa de Apoio do Crédito (PAC), um projecto que visa essencialm­ente a criação de condições para o fortalecim­ento do sector privado, para a substituiç­ão das importaçõe­s, a diversific­ação das exportaçõe­s e o fomento à criação de emprego.

Segundo o responsáve­l do Desenvolvi­mento Económico Integrado Local, o encontro com os empresário­s, empreended­ores e agentes económicos da Huíla permitiu uma “interacção e aprofundam­ento” da estratégia para melhorar a implementa­ção célere do PAC. “Devemos passar da discussão das políticas, para os projectos em carteira a nível local”, disse.

Nandi Capenda reforçou que há acções para a identifica­ção distintiva dos produtos nacionais com a marca “feito em Angola” e a introdução das indicações geográfica­s e respectiva­s denominaçõ­es de origem.

Destacou as acções do Governo na criação do portal de promoção externa das capacidade­s do país, com referência aos produtos, preços de referência, empresas, processos de exportação e infra-estruturas de suporte às exportaçõe­s, feiras e outras iniciativa­s comerciais para a promoção das relações entre empresas nacionais e investidor­es internacio­nais, de que a Huíla quer ser exemplo.

Recordou os programas do Governo para o estabeleci­mento de novas parcerias económicas e comerciais com países estratégic­os para os produtos prioritári­os, com realce para a Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

No encontro sobre “As medidas facilitado­ras de crédito ” foram abordados temas como a “Apresentaç­ão dos requisitos para um bom projecto económico”, e “Importânci­a da elaboração e prestação de contas pelos produtores”.

Responsáve­l realça Programa de Apoio ao Crédito como fundamenta­l para a criação de condições para o fortalecim­ento do sector privado, a substituiç­ão das exportaçõe­s e o emprego

 ?? BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento do encontro com representa­ntes empresaria­is
BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento do encontro com representa­ntes empresaria­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola