Jornal de Angola

Menos uso de gasóleo para produção eléctrica

-

A Huawei anunciou ontem que as vendas no primeiro semestre do ano registaram um aumento homólogo de 23,2 por cento, para o equivalent­e a 52 milhões de dólares, apesar da ofensiva de Washington para boicotar a gigante chinesa das telecomuni­cações.

Nos primeiros seis meses de 2019, a Huawei vendeu 118 milhões de unidades de diferentes produtos, incluindo uma subida homóloga de 24 por cento nas vendas de telemóveis. Trata-se de um ritmo de cresciment­o superior ao registado na totalidade de 2018, de 19,5 por cento.

O presidente da Huawei, Liang Hua, admitiu, no entanto, que as vendas sofreram “algum impacto” desde que Washington impôs restrições à empresa, mas não avançou mais detalhes. Os Estados Unidos acusam a maior fabricante mundial de equipament­os para firmas de telecomuni­cação e Internet de cooperarem com os serviços secretos chineses.

Washington, que proibiu já a Huawei de participar na implantaçã­o da rede de Quinta Geração (5G) em solo norteameri­cano, está também a pressionar os aliados a tomarem medidas semelhante­s.

Austrália, Nova Zelândia e Japão aderiram já aos apelos e restringir­am a participaç­ão da Huawei. Em Maio passado, a Casa Branca colocou a firma numa lista de entidades do Departamen­to de Comércio, após as negociaçõe­s falharem, o que implica que as empresas norte-americanas tenham de solicitar licença para vender tecnologia à empresa.

O veto foi parcialmen­te suspenso, após Pequim e Washington acordarem um período de tréguas na guerra comercial que travam há um ano.

 ?? DR ?? Empresa chinesa das telecomuni­cações resiste às sanções dos EUA
DR Empresa chinesa das telecomuni­cações resiste às sanções dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola