Jornal de Angola

Joaquim Sebastião é solto hoje

Fonte da PGR garante que continua a trabalhar no processo para formalizar a acusação do antigo director do INEA

- Adelina Inácio

A mesma fonte do Jornal de Angola, que avançou para hoje a soltura de Joaquim Sebastião, confirmou igualmente que o Serviço de Recuperaçã­o de Activos da PGR recuperou os terminais dos portos de Luanda e do Lobito, que estavam entregues à empresa Soportos Transporte e Descarga SA, pertencent­e ao exchefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, e família

Joaquim Sebastião, antigo director do Instituto de Estradas de Angola (INEA), é posto em liberdade hoje sob Termo de Identidade e Residência (medida de coacção pessoal) por motivos de doença, avançou ontem, ao Jornal de Angola, uma fonte da Procurador­ia-Geral da República (PGR).

A fonte acrescento­u que “a PGR continua a trabalhar no processo para formalizar a acusação.” O Serviço de Recuperaçã­o de Activos da PGR apreendeu, segunda -feira, alguns imóveis do antigo directorge­ral do INEA, incluindo a vivenda, localizada na zona do Talatona, em Luanda. Joaquim Sebastião apresentou voluntaria­mente uma relação de cerca de 30 imóveis, em Angola, Portugal e Brasil, e uma dúzia de veículos. As autoridade­s acordaram que Joaquim Sebastião ficasse apenas com duas viaturas e uma vivenda para a família, mas que não fosse nem a do Kikuxi, nem a de Talatona, cada uma avaliada em cerca de 10 milhões de dólares.

A PGR tinha dado o prazo de 72 horas, que terminou segunda-feira, para desocupar a vivenda e que a família se transferis­se para outra em qualquer ponto da cidade de Luanda, acabando a escolha por recair sobre a casa do Miramar.

Fonte do Jornal de Angola avançou que as provas existentes no processo apontam para prejuízos acima de mil milhões de dólares e que a apreensão de bens tem como objectivo evitar a dissipação do património ou que se possa vender ou simular negócios.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola