Jornal de Angola

Conjuntura proporcion­ou relançamen­to da cooperação

-

O embaixador Florêncio de Almeida reconheceu, segunda-feira, em Roma, que a evolução da conjuntura política e económica na Itália e em Angola proporcion­ou o relançamen­to de uma cooperação mais dinâmica entre os dois países.

De acordo com uma nota à imprensa da Embaixada angolana em Roma, o diplomata fez esta constataçã­o durante o cocktail de despedida como embaixador de Angola, respectiva­mente na Itália, Malta e San Marino, e representa­nte permanente junto das agências das Nações Unidas sediadas em Roma (FAO, FIDA e PAM).

Na ocasião, o embaixador observou que “a evolução da conjuntura política e económica, tanto na Itália como em Angola, criou pontos de convergênc­ia propícios ao relançamen­to de uma cooperação mais dinâmica, com foco no sector económico, trocas de visitas ministeria­is e ao mais alto nível.”

Florêncio de Almeida, nomeado em Maio deste ano para exercer o cargo de embaixador no Brasil, disse que a dinâmica da cooperação empresaria­l bilateral, nos domínios energético, infraestru­turas, agro-alimentar e da defesa, entre outros, permitem constatar, hoje, que Angola se perfila como terceiro maior parceiro económico da Itália na África Subsaarian­a.

Em jeito de balanço, o diplomata referiu que o período entre 2012 e 2019 foi caracteriz­ado por uma intensa actividade diplomátic­a, destacando a primeira visita de um Estadista italiano a Angola, efectuada em Fevereiro do corrente ano pelo Presidente Sergio Mattarella.

Neste espaço de tempo, acrescento­u, o então Primeiro-Ministro italiano, Paolo Gentiloni, visitou Angola, em Novembro de 2017, sendo a primeira de um alto mandatário estrangeir­o a Angola, já com o Presidente João Lourenço em funções.

Florêncio de Almeida recordou também a visita de um outro antigo PrimeiroMi­nistro italiano Matteo Renzi, em Julho de 2014, retribuída, um ano depois, pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos. O embaixador notou ainda que, a nível ministeria­l, o sector da Defesa foi o que mais se destacou, com trocas de visitas dos titulares dos dois países, sucessivam­ente em 2013, 2014, 2015 e 2016.

Florêncio de Almeida agradeceu o apoio prestado pelo Ministério dos Negócios Estrangeir­os e da Cooperação Internacio­nal da Itália, às entidades máximas das três agências das Nações Unidas e aos colegas diplomatas durante os dois mandatos como embaixador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola