Jornal de Angola

Primeiro-Ministro admite adesão à OTAN

-

O Primeiro-Ministro caboverdia­no, Ulisses Correia e Silva, admitiu ontem a possibilid­ade de Cabo Verde pedir a sua integração na OTAN, tendo em conta a necessidad­e de parcerias para reduzir vulnerabil­idades e face à localizaçã­o geoestraté­gica do arquipélag­o.

A posição foi assumida por Ulisses Correia e Silva em entrevista à agência Lusa, na cidade da Praia, na véspera do debate anual sobre o estado da Nação, que se realiza hoje na Assembleia Nacional.

“A OTAN podia ser uma perspectiv­a. Estamos numa construção que tem este triângulo: Estados da América, Cabo Verde e Europa. A questão de segurança é fulcral, não é que seja uma ameaça hoje, mas temos de trabalhar numa perspectiv­a de futuro, não só para reduzir as vulnerabil­idades do país, mas para podermos aumentar a nossa utilidade no ponto onde nos situamos”, afirmou o Primeiro-Ministro.

De acordo com dados do Governo, Cabo Verde aguarda uma decisão da ONU sobre o projecto de extensão da plataforma territoria­l das 200 milhas náuticas (370 quilómetro­s) actuais(ZonaEconóm­icaExclusi­va) para um máximo de 350 milhas náuticas (650).

Sem meios suficiente­s para garantir essa proteção, Ulisses Correia e Silva disse que a solução é ter “boas parcerias. Nós estamos a trabalhar, quer na perspectiv­a com os Estados Unidos da América quer na Europa, no sentido de podermos ter essa utilidade e podermos beneficiar”, afirmou.

Cabo Verde integra a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), posição que, para Ulisses Correia e Silva, é “potenciada” por o país “funcionar como plataforma de tudo o que são relações de investimen­tos.

Atentado

O Governo cabo-verdiano repudiou o atentado ao presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, consideran­do que o “acto ignóbil” em nada representa a imagem do país e apelou à serenidade.

 ?? DR ?? Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva
DR Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola