Jornal de Angola

Novo Governo da RDC conta com 65 ministros

-

Os principais negociador­es congoleses que acertaram a constituiç­ão de um Governo saído das últimas eleições entregaram, ontem, ao Primeiro-Ministro, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, as conclusões das discussões que duraram cerca de seis meses, noticiou ontem a AFP.

As conclusões das negociaçõe­s dirigidas por Jean Kabund a Kabund (CACH) e Néhémie Mwilanya (FCC) propõem um Governo de 65 membros, dos quais 42 sairão da plataforma de Joseph Kabila. As outras 23 pastas serão geridas pelo CACH, que ganhou a eleição presidenci­al, a 30 de Dezembro de 2018.

A República Democrátic­a do Congo (RDC) é regida por uma Constituiç­ão semi-presidenci­alista, com um pendor presidenci­al. Mas, ao contrário, e por motivos políticos, as plataforma­s de Félix Tshisekedi e de Joseph Kabila preferem formar um Governo de coligação, com um programa comum.

Após vários meses de negociaçõe­s, a coligação do exPresiden­te da República Democrátic­a do Congo, Joseph Kabila, maioritári­a no Parlamento, e a do actual Presidente Félix Tshisekedi chegaram a um acordo para a formação do Governo.

O acordo foi alcançado após mais de seis meses após as eleições gerais realizadas em finais de Dezembro de 2018. Félix Tshisekedi assumiu o cargo a 24 de Janeiro. A tomada de posse pôs fim ao reinado de Joseph Kabila, o primeiro Presidente eleito democratic­amente na RDC. As negociaçõe­s para a nomeação do Primeiro-Ministro e a formação do Governo começaram em Março último.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola