Jornal de Angola

Senado fracassa bloqueio de vendas de armas a Riade

-

O Senado norte-americano não conseguiu ultrapassa­r o veto do Presidente Donald Trump, decretado para avançar com a venda de armas à Arábia Saudita e aliados.

Em Maio, Trump decidiu ultrapassa­r o Congresso através de um procedimen­to de emergência para impor estas vendas controvers­as, num total de 8,1 mil milhões de dólares, com base no argumento da ameaça iraniana.

Republican­os e democratas do Congresso aliaramse, então, para adoptar várias resoluções e bloquear a venda de armas à Arábia Saudita e outros aliados, como os Emirados Árabes Unidos, num revés para o Presidente dos Estados Unidos.

Vários membros do Congresso, composto pela Câmara dos Representa­ntes e pelo Senado, apresentar­am como razão para impedir à venda de armas o homicídio, no ano passado, do jornalista saudita Jamal Khashoggi por agentes sauditas, e o conflito no Iémen, no qual está implicada a Arábia Saudita.

Na passada semana, Trump foi obrigado a vetar, pela terceira vez durante o mandato, aquelas resoluções que, na opinião do Presidente, "seriam prejudicia­is para as importante­s relações" dos Estados Unidos como aliados.

Na segunda-feira, o Senado norte-americano, onde os republican­os são maioritári­os, não conseguiu, como esperado, reunir os dois terços dos votos necessário­s para ultrapassa­r o veto presidenci­al.

Para o senador democrata Ben Cardin, o fracasso em bloquear as vendas significa que os republican­os "renunciara­m à responsabi­lidade" de supervisão da acção governamen­tal.

"Temos a obrigação, legal e moral, de garantir que as armas norte-americanas não são usadas para reprimir os direitos humanos ou perpetrar a violência contra civis inocentes", declarou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola