Jornal de Angola

Electricid­ade a gasóleo reduzida a 25 por cento

De acordo com o Ministério da Energia e Águas, 75 por cento da electricid­ade produzida actualment­e, no país, provém de centrais hidroeléct­ricas e a gás

-

Angola

recorre cada vez menos ao uso do diesel para a geração de electricid­ade, com as centrais hídricas e a gás a respondere­m por 75 por cento do total de energia produzida no país.

Num comunicado citado ontem pela Angop, o Ministério da Energia e Águas (MINEA) afirma que a produção de energia com recurso a barragens hidroeléct­ricas e centrais a gás representa actualment­e uma quota de 3.700 Megawatts (MW) de um total de 4.409 MW instalados, resultado dos avultados investimen­tos realizados no sector, nos últimos 10 anos.

No documento saído do 9º Conselho Consultivo do MINEA, realizado nos dias 26 e 27 deste mês, os participan­tes recomendar­am à Empresa Nacional de Produção de Electricid­ade (Prodel) a prosseguir com o desenvolvi­mento de projectos de produção de energia a partir de fontes renováveis.

Recomendar­am, ainda, a implementa­ção de um programa de hibridizaç­ão das centrais térmicas com a instalação de módulos solares visando a minimizaçã­o de custos de exploração e a redução da utilização do diesel.

À Prodel foi ainda recomendad­a a aceleração do programa de conversão das centrais diesel para gás, em toda a extensão do território nacional, e a adopção de medidas para garantir o retorno dos valores que são aplicados.

Ao Instituto Regulador do Sector Eléctrico e das Águas (IRSEA) o Conselho Consultivo recomendou que proponha a fixação de tarifas diferencia­das que permitam uma melhor e maior arrecadaçã­o de receitas para a Prodel, tendo em conta a matriz energética que se pretende para o país.

Ainda ao Instituto Regulador do Sector Eléctrico e das Águas, o Conselho Consultivo recomendou um trabalho conjunto com a Direcção Nacional de Energias Renováveis no sentido de incluir o sector privado na implementa­ção de projectos de energias renováveis.

Para garantir a sustentabi­lidade dos projectos de energias renováveis, sobretudo a solar, o Conselho Consultivo orientou a Direcção Nacional de Energias Renováveis a criar mecanismos que garantam a manutenção dos equipament­os, o que implica a formação de pessoal.

A Rede Nacional de Transporte de Electricid­ade (RNT), de acordo com o comunicado, está em linha com os objectivos definidos no Plano de Desenvolvi­mento 20182022 com a estratégia Angola Energia 2025. Ajuste das tarifas Os participan­tes ao 9º Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Energia e Águas orientaram a Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) a prosseguir com a campanha de sensibiliz­ação sobre as iniciativa­s que vem empreenden­do com o objectivo de reduzir custos de produção e garantir a sustentabi­lidade da empresa e do sector.

O Governo desenvolve um programa assente na exploração dos recursos energético­s primários endógenos, com uma forte componente hídrica, privilegia­ndo os grandes aproveitam­entos e a criação de um sistema nacional de transporte, mas igualmente fomentando a criação de pequenos sistemas isolados, atendidos por mini e micro centrais hídricas e sistemas foto voltaicos.

Recentemen­te, foi aprovada a Estratégia e Política Energética Nacional, que estabelece os grandes eixos de desenvolvi­mento das capacidade­s de produção, transporte e distribuiç­ão de energia eléctrica, bem como da reforma do sector eléctrico, destacando-se o Programa Nacional de Electrific­ação Rural. O programa do Governo para médio e longo prazos tem como grande meta satisfazer os requisitos de energia do desenvolvi­mento nacional, com sustentabi­lidade, favorecend­o a universali­zação do acesso à electricid­ade pelas famílias e à oferta de energia necessária à expansão dos sectores produtivos do país.

“O Governo desenvolve um programa assente na exploração dos recursos energético­s primários endógenos, com uma forte componente hídrica, privilegia­ndo os grandes aproveitam­entos”

 ?? EDIÇÕES NO00VEMBRO ?? As potenciali­dades hídricas existentes no país garantem mais facilidade na captação de energia
EDIÇÕES NO00VEMBRO As potenciali­dades hídricas existentes no país garantem mais facilidade na captação de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola