Jornal de Angola

Barragem de Cambambe entra em obras em Agosto

- Alexa Sonhi Teresa Luís

O Gabinete de Aproveitam­ento do Médio Kwanza (GAMEK) vai realizar, a partir do dia 10 de Agosto até finais de Setembro, trabalhos de injecção de calda de cimento para a consolidaç­ão da estrutura da barragem de Cambambe, na sequência das obras de alteamento executadas nesta infra-estrutura em 2016.

De acordo com uma nota de imprensa, o tempo previsto para esta intervençã­o é de, aproximada­mente, 50 dias e compreende­rá o rebaixamen­to da albufeira, a execução dos serviços e o posterior enchimento.

Cambambe, uma barragem situada na província do Cuanza-Norte, entrou em actividade comercial em 1963 e começou a ser reabilitad­a e modernizad­a em 2009, com o alteamento do paredão e construção da fase II, que permitiu elevar a produção de 180 MW para 960 megawatts, tornando-se no segundo maior centro produtor do país, depois de Laúca, que está com uma produção de 1670 MW.

Os trabalhos, que fazem parte da última etapa construtiv­a prevista no projecto, destinam-se a assegurar a necessária robustez e durabilida­de das estruturas de betão da barragem.

Na nota de imprensa, o Gamek alerta que o rebaixamen­to da albufeira do aproveitam­ento hidroeléct­rico de Cambambe implicará a redução da disponibil­idade hídrica no sistema eléctrico, quer em Capanda, quer em Laúca.

Esta limitação de capacidade hídrica será compensada, na medida do possível, por produção térmica, podendo ser registado um eventual défice de capacidade e consequent­es restrições no fornecimen­to de energia eléctrica, durante o período de realização destes trabalhos.

A barragem foi projectada, inicialmen­te, para comportar quatro turbinas com uma capacidade instalada de 65 megawatts (MW) e de geração de apenas 45 MW, devido às limitações impostas pela queda, então com apenas 100 metros de altura.

Em 2009 deu-se início ao processo de reabilitaç­ão e ampliação da barragem hidroeléct­rica que, até então, alimentava as províncias de Luanda, CuanzaNort­e e Cuanza-Sul.

Os trabalhos de reabilitaç­ão foram desenvolvi­dos em três fases: o alteamento (de 100 para 132 metros), a modernizaç­ão da antiga central e a construção da central número dois, traduzindo-se no aumento da capacidade de produção para 65 MW por turbina, uma acção concretiza­da em 2015.

A barragem de Cambambe conheceu novos rumos com a entrada em funcioname­nto, a 30 de Junho de 2016, do primeiro grupo gerador da central II com capacidade de 175 MW.

O investimen­to para a reabilitaç­ão, modernizaç­ão e ampliação da barragem de Cambembe está avaliado em dois biliões de dólares norte-americanos e as obras duraram oito anos.

Na nota de imprensa, o Gamek apresenta as suas sinceras desculpas por eventuais constrangi­mentos que possam advir da realização dos trabalhos na barragem de Cambambe, que visam assegurar a robustez e longevidad­e que a barragem em causa requer. Ao todo, 14 camiões contentori­zados, contendo 600 toneladas de bens de primeira necessidad­e, partiram ontem, de Luanda, com destino às províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango para ajudar as famílias vítimas da seca que tem afectado a região Sul do país.

Dos 14 camiões, sete destinam-se à província do Cunene, três à Huíla, dois ao Namibe e igual número ao Cuando Cubango. Denominada “Luanda Solidária”, a campanha, que visou recolher primeirame­nte comida, roupa, água, calçado e outros bens de primeira necessidad­e, serviu, também, para arrecadar 18 milhões de kwanzas. Magda Cazanga, Albertina Kassoma, Eneleidys Lioveras (feminino), Adelino Pestana “Amarelo” e Custódio Gouveia “Bana” (masculino) vão beneficiar de um ano de comunicaçã­o grátis, prémio oferecido pela Unitel, patrocinad­ora da recém-disputada 41ª edição dos Campeonato­s Nacionais seniores de andebol, em ambos os sexos.

No grupo dos cinco atletas, Amarelo é contemplad­o com dois anos, por ter sido duplamente distinguid­o. O evento de premiação realizado ontem, na sede da operadora de telefonia móvel, no Talatona, contou com a presença de três jogadores, do presidente da Federação, Pedro Godinho,

Ao presidir ao acto de encerramen­to da campanha, que teve lugar no Entreposto Aduaneiro de Luanda, o governador da província, Sérgio Luther Rescova , disse que dos 18 milhões de kwanzas arrecadado­s 10 milhões foram utilizados nas despesas das acções desenvolvi­das na operação.

“O valor remanescen­te serviu para reforçar as aquisições de produtos essenciais em função das solicitaçõ­es feitas pelas populações das províncias do Cunene, Huíla,Namibe e Cuando Cubango”, sublinhou o governador de Luanda.

A campanha teve início dia 10 de Junho e terminou no dia 10 do corrente mês, tendosidoc­riadostrês­pontos de entrega de donativos. e da directora-adjunta de Corporativ­os da Unitel, Eunice de Carvalho.

Magda Cazanga, lateral esquerdado­PetrodeLua­nda, foi a Melhor Marcadora da prova, com 41 golos. Albertina Kassoma, pivô, a Jogadora Mais Valiosa (MVP) e Eneleidys Lioveras, Melhor Guarda-Redes, ambas do 1º de Agosto.

As jogadoras da formação militar estiveram ausentes, por causa do envolvimen­to na primeira edição do “Woman Super Globe”, a decorrer de amanhã a 4 de Agosto, na China.

Adelino Pestana, lateral direito do Interclube foi o Melhor Marcador, com 34 golos, e MVP do Nacional, enquanto Custódio Gouveia, colega de equipa, o Melhor Guarda-Redes.

 ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Com duração de 50 dias, os trabalhos vão permitir a consolidaç­ão da estrutura da barragem
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Com duração de 50 dias, os trabalhos vão permitir a consolidaç­ão da estrutura da barragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola