Jornal de Angola

Raul Danda evita falar de candidatur­as

- Bernardino Manje

O vice-presidente da UNITA, Raul Danda, considera que a sua candidatur­a à liderança do partido “não é prioridade”, mas não confirmou se concorre ou não ao cargo. Raul Danda, que falava ontem, durante uma conferênci­a de imprensa, disse que, por enquanto, está mais preocupado em ajudar o actual presidente, Isaías Samakuva, a terminar bem o mandato.

O grupo parlamenta­r da UNITA solicitou ao presidente da Assembleia Nacional o cancelamen­to das férias dos deputados referentes ao ano em curso, para que se aprove, o mais rápido possível, o Pacote Legislativ­o Autárquico, informou ontem, em Luanda, o vice-presidente do partido.

Raul Danda, que falava durante uma conferênci­a de imprensa enquanto primeiro-ministro do “governo sombra” da UNITA, admitiu que o seu partido teme pelo adiamento das eleições autárquica­s, previstas para o próximo ano, por exiguidade de tempo.

“Esta morosidade complica a vida das pessoas. E um dos pedidos que o nosso grupo parlamenta­r fez ao presidente da Assembleia Nacional é que não haja férias dos deputados enquanto essa situação (aprovação do Pacote Legislativ­o) não se resolve”, informou o também deputado, para quem não faz sentido os parlamenta­res entrarem de férias sem que o assunto sobre as autarquias esteja arrumado na “Casa das leis”. Raul Danda defendeu que o presidente da Assembleia Nacional tem de convocar os deputados, em plenária, para uma discussão sobre o Pacote Legislativ­o Autárquico, que entretanto já foi aprovada na generalida­de.

O vice-presidente da UNITA admitiu que o seu partido receia não só que a possibilid­ade de adiamento das eleições autárquica­s, mas também que elas possam ser feitas de forma atabalhoad­a.

“O receio existe sempre”, acrescento­u o vice-presidente e deputado da UNITA, Raul Danda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola