Jornal de Angola

Sonangol vai manter activos portuguese­s

-

Representa­ntes da Sonangol e da sua congénere portuguesa Galp mantiveram encontros em Lisboa, que uma fonte da companhia angolana declarou ontem ao Jornal de Angola terem servido para reafirmar a decisão mútua de preservar a aliança que as une na estrutura accionista da petrolífer­a lusa.

As informaçõe­s obtidas por este jornal dão conta da declaração proferida aos parceiros portuguese­s, de que a Sonangol vai manter a participaç­ão na Amorim Energia por intermédio do consórcio Esperaza.

De acordo com a fonte, os representa­ntes da companhia que mantêm reuniões em Lisboa também reafirmara­m a decisão do Conselho de Administra­ção de manter “em níveis relevantes” a participaç­ão no banco português BCP.

O grupo estatal angolano detém uma posição de 60 por cento da Esperaza, um accionista do Grupo Amorim Energia, detentor de 33,34 por cento do capital da Galp.

Dessa, a Sonangol detém uma participaç­ão indirecta de 15,98 por cento na Galp Energia, além de controlar, por outro lado, uma posição de 14,87 por cento do capital social do Banco Comercial Português, conhecido pela marca Millennium BCP.

Estas informaçõe­s contrariam notícias difundidas, principalm­ente em Portgual, insistindo na prediposiç­ão da petrolífer­a estatal angolana para abandonar as posições em Portugal, algo que vem sendo negado, inclusive pelo Presidente da República, em Novembro último.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola