Jornal de Angola

Esperada expansão do PIB petrolífer­o

-

O gabinete de estudos económicos de Banco de Fomento Angola (BFA) considera que as quedas no sector petrolífer­o deverão abrandar no segundo semestre e antevê a possibilid­ade de um cresciment­o desta actividade económica ainda este ano.

“A nossa expectativ­a é de que o sector petrolífer­o continue a observar quebras, ainda que mais suaves, com um possível retorno ao cresciment­o no último trimestre do ano”, lê-se numa nota sobre o relatório relativo às Contas Nacionais Trimestrai­s dos primeiros três meses deste ano.

A análise, enviada aos clientes, vinca que a variação negativa de 0,4 por cento registada no primeiro trimestre “é fundamenta­lmente devido à diminuição do volume de produção petrolífer­a” e nota que, “por outro lado, a economia nãopetrolí­fera teve uma ‘performanc­e’ positiva (2,9 por cento face ao homólogo), apesar da quebra no sector do Comércio, que mais contribui para o PIB além dos hidrocarbo­netos”.

No ano passado, segundo o INE, o PIB petrolífer­o registou cresciment­os negativos de 7,0 por cento no primeiro trimestre, 9,5 no segundo, 11,6 no terceiro e de 9,6 nos últimos três meses do ano, voltando a cair 6,9 de Janeiro a Março deste ano”.

O sector não petrolífer­o, adianta, “pode manter o mesmo ritmo ou voltar a abrandar no segundo trimestre, podendo retomar algum cresciment­o mais significat­ivo impulsiona­do pelo sector energético e pela Construção na segunda metade do ano, que deve beneficiar do início de alguns projectos de investimen­to”.

Foram vários os sectores cujo cresciment­o foi revisto, mas o BFA salienta “em particular a Indústria Transforma­dora, que observou um cresciment­o de 4,6 por cento em 2018, ao contrário da estagnação anteriorme­nte estimada (-0,1 por cento)”.

 ?? DR ?? BFA prevê abrandamen­to das quedas na actividade petrolífer­a
DR BFA prevê abrandamen­to das quedas na actividade petrolífer­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola