Jornal de Angola

Êxitos dos Irmãos Almeida evocados em espectácul­o

- Analtino Santos

Os sucessos que durante anos tornaram os Irmãos Almeida numa das principais referência­s da música nacional vão ser recordados amanhã e sábado, a partir das 21h00, no Royal Plaza, em Luanda, em mais uma edição do Show do Mês.

Os ensaios para os espectácul­os já estão a decorrer e, contou Moniz de Almeida, vão parar a bom porto. Temas como “Minha Viola”, música motivadora que conquistou os guerrilhei­ros dos dois lados da guerra civil angolana, “Ngapa”, “É duro”, ou “Guilhermin­a” são pontos assentes no guião do Show do Mês, organizado pela empresa Nova Energia.

Realizado sob o lema “Cantar Irmãos Almeida”, o espectácul­o marca o regresso do projecto, depois dos concertos memoráveis do conjunto Os Kiezos, uma das formações mais marcantes da música moderna angolana.

Moniz de Almeida informou que este vai ser um dos concertos mais motivadore­s depois da perda do irmão, Beto de Almeida, em Outubro de 2013. O cantor que ponderou abandonar os palcos, porque não imaginava actuar sem a presença do irmão, disse estar pronto, agora, com o apoio de todos, para voltar à ribalta.

O músico adiantou, no intervalo nos ensaios, que acontecem na Brasom, que o espectácul­o vai ser top e está a ser inspirador ao ponto de o fazer pensar numa digressão pelo país. “O melhor dos Irmãos Almeida é o que o público vai ter”, disse, acrescenta­ndo que é a oportunida­de dos fãs, em especial, voltarem a ouvir os temas que durante anos ajudaram a elevar a dupla no mercado, com canções nas quais referência­s do quotidiano e as sátiras e críticas sociais eram comuns.

Para o acompanhar em alguns temas, o músico conta com Jojó Gouveia, que canta os principais sucessos conhecidos na voz de Beto de Almeida, como “Guilhermin­a”, “Kapion”, “Tio Zé”, “Morainha”, “Minha Viola” e “Ngapa”.

Embora não tenha revelado o nome dos demais músicos convidados, Moniz de Almeida disse serem, na maioria, cantores que já trabalhara­m ou eram muito próximos da dupla. Quanto aos elementos da banda, o cantor trabalha com Hugo Macedo (teclados), Alexandre (dicanza e percussão), Jack (bateria).

A introdução destes elementos na banda, adstrita à organizaçã­o do projecto, mostra a confiança e a aposta da Nova Energia em colocar novos instrument­istas no mercado, o que já tinha sido mostrado na edição anterior do Show do Mês, com Mário Gomes e Yark Spin.

O percurso

A história dos Irmãos Almeida começa a ser contada de forma individual e distante da capital. Moniz de Almeida começa como trovador no Cuando Cubango, onde durante muitos anos foi o vencedor dos concursos locais e assim se tornou o seu representa­nte a nível nacional. Por sua vez, Beto de Almeida era o “Beto Viola” no Lubango e a canção infantil marca o seu percurso artístico. Alguns anos depois Moniz conquistav­a Luanda e o país com o seu “Tio Zé”. Depois o irmão segue o mesmo rumo e “Paciência” não passa despercebi­do ao grande público nacional.

Os dois entram juntos em estúdio em 1989 para gravar temas como “Eu espero”, “Vou comer então aonde” e “Sozinho”. Nesta época editam trabalhado­s discográfi­cos individuai­s, Beto com “Cara de pau” e Moniz de Almeida com “Tio Zé.

Depois de decidirem oficialmen­te fazer a dupla, o primeiro disco, “Kimbanda”, saiu em 1996. Os Irmãos Almeida pertencem ao movimento de artistas que muitas vezes foi chamado para actuar nos pontos mais avançados de combate durante o conflito armado.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Moniz de Almeida promete dar ao público um concerto único com apoio dos convidados
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Moniz de Almeida promete dar ao público um concerto único com apoio dos convidados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola