Jornal de Angola

Aléxia Dizeco é a novidade na lista para o Afrobasket

Grupo às ordens de Apolinário Paquete disputa de 3 a 5 do corrente um Torneio Internacio­nal na cidade de Dakar

- Armindo Pereira

A extremo-base Aléxia Dizeco, 1,73 metros, 18 anos, é o principal destaque na lista das 12 atletas eleitas pelo selecciona­dor nacional sénior feminino de basquetebo­l, Apolinário Paquete, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, cuja prova decorre na cidade de Dakar, Senegal, de 10 a 18 de Agosto.

Hoje, às 13h00, o “cinco” nacional embarca para Addis Abeba, em trânsito para Dakar, onde na antecâmara do africano da bola ao cesto participa de 3 a 5 do corrente, num Torneio Internacio­nal, com as selecções do Senegal (anfitriã), Tunísia e Costa do Marfim.

Da lista das escolhidas de Paquete constam ainda Italee Lucas, Fineza Eusébio e Regina Pequeno (bases), Elisabeth Mateus, Felizarda Jorge, Rosemira Daniel (extremos) Avelina Peso, Ngiendula Filipe, Nadir Manuel (extremos postes), Luísa Tomás Macuto e Cristina Matiquite (postes).

De fora ficaram a base Érica Guilherme e a poste Joana António, ambas do Interclube. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o selecciona­dor disse entender o desânimo das basquetebo­listas dispensada­s mas confessa não haver razões para preocupaçõ­es, pois espera contar com ambas em futuros compromiss­os, por serem jogadoras jovens.

“É extremamen­te difícil guardar a decisão até poucas horas do embarque, mas por razões já conhecidas é necessário tomar estas decisões. Não é um momento fácil para quem fica de fora, mas acredito que podem vir a superar o mais rápido possível porque devem estar prontas para outras convocatór­ias”, argumentou Paquete.

De acordo com o técnico, a disposição das 12 jogadoras é boa e espera que durante o torneio possam exterioriz­ar tudo o que foi feito ao longo da preparação.

“Este torneio é bem-vindo, peca apenas por surgir a poucos dias do arranque do Afrobasket, face à ausência do estágio pré-competitiv­o no exterior, como esteve inicialmen­te previsto. Estes três dias de torneio vão permitir fazer uma melhor adaptação ao clima de Dakar, face às altas temperatur­as”, analisou.

Quanto às possibilid­ades de Angola no Afrobasket, o selecciona­dor diz que a preocupaçã­o prende-se com as selecções cabeças-de-série tal como o país anfitrião, a Nigéria, campeã em título, Mali e Moçambique, tidos como crónicos candidatos.

“Vamos para Dakar com o nosso objectivo bem definido. Não ficamos confortado­s com a sexta posição conquistad­a em Bamako, há dois anos. Vamos tentar superar e se os adversário­s nos permitirem, vamos tentar ir o mais longe possível”, concluiu.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico Apolinário Paquete e pupilas partem confiantes na melhoria da sexta posição
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico Apolinário Paquete e pupilas partem confiantes na melhoria da sexta posição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola