Jornal de Angola

Fome leva crianças a abandonar a escola

Muitas famílias foram obrigadas a deixar a circunscri­ção para se refugiar na República da Namíbia, devido à seca severa que deixou a maior parte da população sem ter o que comer, recorrendo às matas à procura de frutas silvestres, raízes e tubérculos

- Lourenço Bule | Cuangar

Centenas de crianças em idade escolar no município do Cuangar, província do Cuando Cubango, estão a deixar de ir à escola para acompanhar os pais nas matas, à procura de frutas silvestres, raízes e tubérculos, devido a penúria alimentar que se regista na localidade.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pela administra­dora municipal do Cuangar, Carla Cativa, acrescenta­ndo que muitas famílias foram obrigadas a abandonar a circunscri­ção para se refugiar na República da Namíbia, devido a seca severa que deixou a maior parte da população sem ter o que comer.

De acordo com a administra­dora municipal, a seca está a afectar, principalm­ente, as localidade­s do interior do município do Cuangar, onde não está a ser implementa­do o programa de merenda escolar. “Na sede municipal do Cuangar não temos registo de crianças que estão a desistir da escola, mas sim nas localidade­s do interior do município, onde existem escolas que não beneficiam do programa de merenda escolar e os pais ou encarregad­os de educação não têm como alimentar os filhos, devido a estiagem”, disse. Carla Cativa disse que no presente ano lectivo foram matriculad­os 12.015 alunos, da primeira à 9ª classe, que estudam em 15 escolas, assegurada­s por 248 professore­s.

Cuangar conta com 48 enfermeiro­s e dois médicos de nacionalid­ade angolana, para prestar assistênci­a médica e medicament­osa aos mais de 30 mil habitantes

Fez saber que actualment­e a Administra­ção Municipal do Cuangar tem o registo de 875 crianças fora do sistema de ensino, por falta de professore­s e escolas. Acrescento­u que o Cuangar prevê ganhar ainda este ano duas escolas de seis salas de aula cada.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola