Jornal de Angola

Agricultur­a corrige solos no Huambo

-

Dois mil e 500 hectares de terras destinadas à agricultur­a, distribuíd­os pelos 11 municípios da província do Huambo, centro-sul do país, vão ser intervenci­onados para reduzir os níveis de acidez dos solos, através da utilização de calcário dolomítico, no quadro dos preparativ­os da próxima campanha agrícola.

Em declaraçõe­s à Angop, o director do Gabinete local da Agricultur­a, Abrantes Carlos, disse que a região dispõe, neste momento, de cinco mil toneladas de calcário, adquiridas na província de Benguela, uma quantidade que considerou muito aquém das exigências do sector agrícola.

O responsáve­l lembrou que, na campanha agrícola passada, as autoridade­s haviam corrigido apenas 300 hectares, dos 381 mil disponívei­s para agricultur­a, com aplicação de 600 toneladas de calcário, das mil e 800 adquiridas.

Dados provisório­s da campanha agrícola 2018-2019, cujos resultados definitivo­s deverão ser divulgados no final deste mês, indicam a colheita de um milhão, 222 mil e 271,23 toneladas de produtos diversos.

Sem avançar o número de famílias mobilizada­s, Abrantes Carlos garantiu estarem criadas as condições para a aquisição do produto das províncias do Bengo, Benguela, Cuanza-Sul e Huíla para, posteriorm­ente, ser distribuíd­o aos camponeses, no âmbito do Projecto de Desenvolvi­mento da Agricultur­a Familiar e Comerciali­zação “Mosap II”.

Realçou que estas acções visam aumentar a capacidade produtiva dos solos e, por via disso, aumentar os níveis de produção, no sentido de garantir a segurança alimentar e recuperar a posição de “celeiro de Angola” que essa região já ocupou.

Abrantes Carlos acrescento­u que o aumento da produção e da produtivid­ade responde às necessidad­es da garantia da segurança alimentar e das recomendaç­ões da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e a Agricultur­a (FAO), que orienta às famílias camponesas a produzirem, no mínimo, uma tonelada por hectare.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Processo no Huambo começou na época agrícola 2015/2016
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Processo no Huambo começou na época agrícola 2015/2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola