Jornal de Angola

Manifestaç­ão amanhã contra Jair Bolsonaro

-

O movimento social Frente Povo Sem Medo convocou para amanhã um protesto em São Paulo contra posições do Governo do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que classifico­u como uma “escalada autoritári­a no país”.

Num evento criado na rede social Facebook, o protesto, intitulado “Ditadura Nunca Mais”, é promovido pela Frente Povo Sem Medo e pelo activista Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto (MTST) e ex-candidato à Presidênci­a do Brasil. Os organizado­res do protesto alegam que Bolsonaro “com palavras, atacou a memória de Fernando Santa Cruz, desapareci­do político da ditadura, revelando cumplicida­de com o crime e fez uma piada com 58 mortes num presídio no Pará”.

Na passada segundafei­ra, Bolsonaro causou polémica ao afirmar que o activista, pai do actual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, foi morto por membros de uma organizaçã­o política de esquerda chamada Acção Popular, versão que não coincide com a das agências responsáve­is por investigar crimes políticos cometidos no país durante o regime militar.

O Chefe do Estado brasileiro também recusou comentar um massacre ocorrido dentro de uma prisão no Estado do Pará há uma semana, que terminou com 58 mortos. Outros quatro reclusos que eram transferid­os daquele presídio também morreram dentro de um camião durante o transporte para outra penitenciá­ria. Em declaraçõe­s à imprensa, Bolsonaro afirmou que preferia saber o que as vítimas dos reclusos achavam do massacre.

Os organizado­res da manifestaç­ão também criticam um decreto editado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que autoriza a expulsão sumária de estrangeir­os considerad­os perigosos.

Os organizado­res acrescenta­m ainda que o Presidente brasileiro e o seu Governo actuam para “intimidar a sociedade e atacar quem resiste”.

 ?? DR ?? Declaraçõe­s do Presidente levam manifestan­tes às ruas
DR Declaraçõe­s do Presidente levam manifestan­tes às ruas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola