Jornal de Angola

Angola exorta ao reforço da protecção das crianças

-

Angola exortou, sexta-feira, em Nova Iorque, o Conselho de Segurança da ONU a reforçar a acção para a protecção das crianças afectadas por conflitos armados e reconhecer a “valiosa” contribuiç­ão que as organizaçõ­es e iniciativa­s regionais e sub-regionais dão neste domínio.

O apelo foi feito pela representa­nte permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador­a Maria de Jesus Ferreira, durante a sua intervençã­o no debate aberto do Conselho de Segurança sobre “Crianças em Conflitos Armados”, promovido pela Polónia, que detém a presidênci­a rotativa deste órgão.

“Eliminar o tratamento desumano de crianças presas em conflitos armados é de suma importânci­a e é algo com o qual todos podemos concordar, não importando nossas posições políticas ou quão enraizados sejam nossos desacordos”, defendeu a embaixador­a, garantindo que Angola continua empenhada no reforço da protecção e do reforço do poder dessa camada social.

Para a diplomata angolana, embora tenha sido alcançado algum progresso na redução do número de crianças-soldados no mundo, ainda existem vários desafios.

Na sua óptica, os desafios impostos pela natureza evolutiva dos conflitos armados em curso através do alvejament­o deliberado e uso militar das escolas, doutrinaçã­o de crianças para cometer crimes, seu uso para transporta­r dispositiv­os explosivos, sequestro e abuso sexual, recrutamen­to forçado, assassinat­o, estupro e mutilação deliberada agravam a violência e o abuso cometidos por extremista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola