Jornal de Angola

Circulação na via Caculo/Cahenda está reaberta desde o mês passado

- Alfredo Ferreira|Caculo Cahenda

Os trabalhos de terraplana­gem na via que liga as localidade­s de Caculo a Cahenda, numa extensão de 13 quilómetro­s, no município de Bula-Atumba, província do Bengo, já estão a permitir a circulação de pessoas e bens com fluidez entre as duas regiões, depois de vários anos interdita.

As obras, que arrancaram no mês passado, orçadas em 161 milhões de kwanzas, estão a cargo da empresa de construção civil MPC Pinheiro Lda. Segundo o vice-governador da província, Domingos Guilherme, a julgar pelo nível de execução dos trabalhos, “podese considerar que estão a decorrer a bom ritmo”.

O governante assegurou que o empreiteir­o está a cumprir com o calendário estabeleci­do, e “tudo leva a crer que em dois meses”, o prazo previsto para o término dos trabalhos, estarão concluídos. “Tínhamos de reabrir a via porque as pessoas das duas localidade­s reclamavam não terem ligação com outras regiões do município, para as trocas comerciais, e por isso os produtos agrícolas acabavam por se deteriorar no campo”, disse Domingos Guilherme.

População satisfeita

Habitantes das localidade­s já vislumbram dias melhores, face à reabertura da via. Daniel Vicente, residente em Caculo, disse à nossa reportagem que a administra­ção local, depois da conclusão dos trabalhos da via, deve abrir furos de água na localidade, pois os habitantes são obrigados a percorrer largos quilómetro­s em busca de água em zonas distantes.

Madalena Vicente, outra habitante de Caculo frisou que, até há poucos dias, para se deslocar até à sede do município do Bula –Atumba, pagava-se mil kwanzas pela viagem numa mototáxi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola