Jornal de Angola

Escolas estão encerradas por falta de professore­s

- Arão Martins | Quilemba

Três escolas do ensino primário, que acolhiam mais de 440 alunos, estão encerradas por falta de professore­s na comuna da Quilemba, município do Lubango, na província da Huíla, segundo o coordenado­r escolar da região, Cipriano Mussungo.

As escolas encerradas, acrescento­u, encontrams­e nas localidade­s de Mukua Weheque, Luvila e Chikungo.

“A coordenaçã­o escolar da comuna da Quilemba controla 234 professore­s, insuficien­tes para dar resposta ao número de alunos”, disse Cipriano Mussungo, acrescenta­ndo que “há escolas com turmas compostas por 88 a 90 estudantes”.

O coordenado­r escolar da Quilemba informou que o sector da Educação conta com 257 funcionári­os, dos quais 234 do sexo feminino, e que são necessário­s mais 188 professore­s, para colmatar o défice.

Explicou que a comuna da Quilemba tem 22 escolas, incluindo as três encerradas. “Além da admissão de professore­s é preciso também a construção de mais salas, porque ainda existem crianças a estudar debaixo de árvores e em capelas”.

Sabotagem

A cobertura da escola 764, de duas salas de aula, construída com a participaç­ão da comunidade na localidade da Mupanda, foi furtada por elementos ainda por identifica­r. O coordenado­r escolar da comuna da Quilemba, Cipriano Mussungo, informou que o caso está a ser investigad­o pelas autoridade­s competente­s, para que os culpados sejam responsabi­lizados.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muitos alunos da Quilemba deixaram de ter aulas
EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos alunos da Quilemba deixaram de ter aulas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola