Jornal de Angola

Abertos Jogos da Unidade das Polícias da África Austral

Catorze modalidade­s foram selecciona­das pelo Comité Olímpico para representa­r o país na maior reunião desportiva continenta­l

- Teresa Luís

Parte da Missão angolana viaja hoje a Portugal para um estágio pré-competitiv­o, com a duração de dez dias, visando a disputa da 12ª edição dos Jogos Africanos, agendados para a cidade de Rabat, Marrocos de 19 a 31 do corrente, sob a égide da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos ((ACNOA).

Com excepção das selecções de andebol, natação, esgrima e ciclismo, as outras ultimam a preparação nas regiões de Sangalo, Espinho, Coimbra e Aveiro, segundo revelou o chefe de missão, Auxílio Jacob.

As senhoras do andebol, na véspera dos Jogos, participam num torneio na Coreia do Sul, ao passo que os senhores encerram os trabalhos em Luanda.

Os atletas da esgrima militam no exterior, à semelhança da natação, enquanto os do ciclismo já se encontram em solo português, onde disputam a Volta a Portugal em bicicleta.

“O grosso das selecções desembarca em Rabat no dia 17. As de boxe e karaté do, por opção técnica, seguem directo para Marrocos nos dias 6 e 12. Decidimos realizar o estágio em Portugal, porque o clima é semelhante ao de Rabat. Vamos estar concentrad­os e teremos todas as condições”, frisou o dirigente.

A participaç­ão de Angola na prova continenta­l está orçada em 180 milhões de kwanzas. O montante serviu para pagar o estágio em Portugal, compra de bilhetes de passagem, vistos, seguros e medicament­os.

“Pela primeira vez todos os países vão pagar taxa de participaç­ão no valor de 50 euros. De ajudas de custo de cada membro da missão vai receber 400 euros. Portanto, estamos a fazer o máximo”, desabafou.

Canoagem, ciclismo, andebol, atletismo, esgrima, ginástica artística, judo, natação, ténis de mesa, xadrez, basquetebo­l 3x3, karaté do, boxe e voleibol de praia são as disciplina­s eleitas.

A missão angolana é integrada por 130 pessoas, entre os quais oficiais, atletas e o corpo clínico.

Na sexta-feira, o “Cantinho do Desportist­a”, na Cidadela, acolheu a despedida simbólica da delegação angolana, acto presenciad­o pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto e o secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida.

A governante apelou aos atletas para que, apesar das dificuldad­es vivenciada­s estejam determinad­os em alcançar os objectivos traçados, que passam por estar entre as dez melhores ou melhorar o 13º lugar de Brazzavill­e, Congo. “É nas dificuldad­es onde devem empenhar-se mais. Tiveram dificuldad­es aqui e podem enfrentar outras em Rabat. Mas nada deve impedir-vos de alcançarem as metas. Contem sempre com o nosso apoio e saibam representa­r condigname­nte as cores da bandeira nacional”.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecção de judo vai a Portugal para dar continuida­de à preparação para os Jogos Africanos
EDIÇÕES NOVEMBRO Selecção de judo vai a Portugal para dar continuida­de à preparação para os Jogos Africanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola