Jornal de Angola

Os suplemento­s proibidos

-

De acordo com Pitchú, é muito comum as pessoas associarem pessoas com corpos musculados ao uso de substância­s proibidas, com realce para os esteróides anabolizan­tes, suplemento­s que fisiocultu­ristas profission­ais não podem ingerir.

Pitchú conta que um atleta tem um programa de alimentaçã­o rico em proteínas, baixo teor de gordura e carboidrat­os, sobretudo na fase de pré-competição, não havendo espaço para as substância­s proibidas. “Na alta competição, fazemos exames anti-doping antes de participar em qualquer prova, sob orientação do Comité Olímpico Internacio­nal. Em anos passados, houve casos de atletas que desmaiaram em plena competição, razão pela qual hoje existe maior rigor. É possível criar um corpo com refeições e suplemento­s alimentare­s e muita dedicação ao treinament­o”, explicou. Com 19 anos de experiênci­a, o campeão angolano deixou um conselho aos jovens que buscam resultados imediatos, recorrendo ao uso dessas substância­s proibidas e nocivas à saúde. Disciplina alimentar, muito repouso, e evitar ao máximo o uso de bebidas alcoólicas, o maior inimigo da musculação.

Osmar Clemente e Ruben Suana “King” (menos de 90 kg) são os outros angolanos que participam em competiçõe­s além fronteiras. Curiosamen­te, nesse grupo integram duas senhoras: Sandra Rossana e Ycina Teresa, ambas da categoria “Wellness”. A falta de apoio tem condiciona­do a ida de outros atletas para competir fora de Angola.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola