Jornal de Angola

Bianguê Na Ntan garante fidelidade dos militares

-

O chefe das Forças Armadas guineenses, Biaguê Na Ntan, afirmou, sábado, que enquanto estiver à frente da instituiçã­o não haverá golpe no país e que muitos o acusam injustamen­te de ser o suporte do actual Presidente, José Mário Vaz.

“Comigo à frente das Forças Armadas não há lugar para golpe de Estado. As pessoas podem falar à vontade, eu fico calado, porque sei o que quero para este país, eu e os meus oficiais”, declarou o general Na Ntan, citado pela Lusa, ao receber um prémio que lhe foi atribuído por uma empresa de guineenses sediada nos Estados Unidos.

A empresa decidiu homenagear o chefe do EstadoMaio­r General das Forças Armadas (CEMGFA) pelo papel na estabiliza­ção da Guiné-Bissau, onde, considera, não houve sobressalt­os militares nos últimos cinco anos, como ocorria regularmen­te antes.

Num discurso em crioulo, o CEMGFA guineense aproveitou para abordar os comentário­s que disse ter ouvido nos últimos meses a respeito do seu posicionam­ento em relação ao Presidente do país, José Mário Vaz, também conhecido por “Jomav”.

“Oiço muita gente a dizer: O general Biaguê é quem tem ajudado a que o Jomav não seja derrubado. Peço às pessoas que consultem a Constituiç­ão da República. Na nossa Constituiç­ão está lá claro. O comandante supremo das Forças Armadas é o Presidente da República. É da lei”, observou o responsáve­l militar.

Para Biaguê Na Ntan, “mesmo que tenha sido uma criança a ser escolhida pelos guineenses como Presidente da República, todos os militares terão de o respeitar”, disse, para salientar que “quem não concordar com isso terá de mudar a Constituiç­ão”. “As Forças Armadas apenas cumprem a Constituiç­ão da República”, disse Biaguê Na Ntan.

 ?? DR ?? Comandante guineense apela ao respeito pela Constituiç­ão
DR Comandante guineense apela ao respeito pela Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola