Jornal de Angola

Cunene com mais mestres de ofícios

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

Um grupo de 165 jovens concluiu, no Cunene, a primeira fase do curso de formação profission­al nas áreas de Informátic­a, Contabilid­ade, Gestão de Empresas, Pastelaria e Produção de Sabão, nos centros de formação do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP).

De acordo com a chefe dos serviços do INEFOP no Cunene, Maria Baltazar, a acção formativa começou em Março nos centros e pavilhões de artes e ofícios dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cuvelai.

“Esta formação não termina aqui. É o início de um longo ciclo de aprendizag­em. Os cursos profission­ais pretendem ajudar as pessoas, principalm­ente os jovens, a abrir o seu próprio negócio, através das incubadora­s de empresas”. Maria Baltazar apelou aos recém-formados no sentido de aplicarem na prática o que aprenderam, para contribuír­em na redução do desemprego.

Na província do Cunene, acrescento­u, existem vários centros de formação técnico-profission­al, onde são ministrado­s cursos de Carpintari­a, Electricid­ade, Mecânica, Serralhari­a, Construção Civil, entre outros.

Explicou que após a formação, em conexão com o Centro de Emprego, os formandos são encaminhad­os para as empresas, mediante um plano de necessidad­es dos empregador­es.

Maria Baltazar deu a conhecer que 500 jovens continuam em formação, nas especialid­ades de Agricultur­a, Mecânica de Automóveis, Canalizaçã­o, Carpintari­a, Pintura e Estuque, Alvenaria, Serralhari­a e Electricid­ade.

O INEFOP na província do Cunene funciona desde 2001 e já formou oito mil e 305 jovens.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Número de quadros aumentou na província nos últimos dias
EDIÇÕES NOVEMBRO Número de quadros aumentou na província nos últimos dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola