Jornal de Angola

Milhares de fiéis levaram festa africana à Cova da Iria

-

O Santuário de Fátima viveu, no fim-de-semana, um dia de festa com a 25ª peregrinaç­ão das comunidade­s católicas africanas, sob a presidênci­a do cardeal caboverdia­no D. Arlindo Furtado.

“Fátima é um altar do mundo, também para o mundo lusófono. Sempre foi para nós uma referência fundamenta­l”, referiu o bispo de Santiago à Agência Ecclesia.

A iniciativa, promovida pela Capelania das Comunidade­s Católicas Africanas de Lisboa, teve como lema "A Virgem Maria, discípula do Senhor", num programa de oração, encontro e convívio.

O cardeal D. Arlindo Furtado sublinhou a importânci­a deste encontro como tempo de “revigorame­nto da fé e de encontro social”, entre amigos, com importânci­a “humana e social”.

O prelado destacou a dimensão da peregrinaç­ão, na vida dos católicos, onde quer que se encontrem, como marca de “comunhão humana e cidadania comum”, tanto para os “portuguese­s que são emigrantes” como para “os estrangeir­os que estão em Portugal”. “Somos membros de uma única família e isso é muito bonito e é muito importante”, declarou. O programa da peregrinaç­ão ao Santuário Mariano da Cova da Iria proporcion­a diversos momentos de encontro, celebração e comemoraçã­o, desde 1994.

A Capelania dos Africanos insere-se no apoio dos Missionári­os Espiritano­s aos imigrantes desde o início da década de 1980. Com o decorrer dos anos e com o fluxo migratório em Portugal sentiu-se a necessidad­e de uma reorganiza­ção da actividade pastoral junto dos imigrantes.

O responsáve­l pela Capelania, padre Andrew Prince, falou num dia de “alegria”, que junta, em Fátima, pessoas de várias nacionalid­ades e mesmo quem se afastou até da vida eclesial.

“Há necessidad­e de sair, de encontrar outras pessoas, outras realidades, para poder transmitir a fé”, afirmou o religioso espiritano. Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau estiveram representa­dos com dezenas de peregrinos.

 ?? DR ?? Angola esteve representa­da no Santuário de Fátima, em Portugal
DR Angola esteve representa­da no Santuário de Fátima, em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola