Jornal de Angola

Novo governador já sabe o que tem pela frente

Antigo vice-governador de Luanda tem o desafio de imprimir mais dinâmica na reabilitaç­ão e construção de estradas que interligam os municípios da província

- Lourenço Bule | Cuando Cubango

A reabilitaç­ão e construção das vias que ligam a cidade de Menongue às restantes localidade­s da província foi o tema que dominou o encontro de auscultaçã­o que o novo governador provincial, Júlio Bessa, manteve com as autoridade­s tradiciona­is, eclesiásti­cas, antigos combatente­s e técnicos do Ministério das Finanças.

Durante a sessão, que teve lugar na sala de reuniões do Governo Provincial, os participan­tes defenderam a asfaltagem urgente do troço Caiundo-Catuitui, por ser uma via internacio­nal que pode contribuir para o cresciment­o do Cuando Cubango. Entre as preocupaçõ­es apresentad­as a Júlio Bessa, destacam-se a melhoria dos sectores da Saúde, Educação, Energia e Águas.

O governador foi ainda informado sobre a falta de pagamento de subsídios às autoridade­s tradiciona­is, antigos combatente­s e veteranos da pátria, bem como a falta de apoio aos pequenos agricultor­es.

As entidades que reuniram com o governador apresentar­am preocupaçõ­es relativas à falta de infra-estruturas desportiva­s e de lazer, as dificuldad­es que os antigos combatente­s encontram para adquirirem residência­s em projectos habitacion­ais e a paralisaçã­o das obras do pólo universitá­rio de Menongue, afecto à Universida­de do Cuito Cuanavale. Os participan­tes no encontro pediram rigor na fiscalizaç­ão das obras, transparên­cia na gestão do erário, solução para as ravinas, transparên­cia nos concursos públicos para admissão de quadros nos sectores da Educação e da Saúde e maior investimen­to na agricultur­a.

Resposta do governador

Em resposta, o governador Júlio Bessa prometeu resolver “a breve trecho” algumas inquietaçõ­es apresentad­as na reunião.

Quanto aos concursos públicos nos sectores da Saúde e Educação, Júlio Bessa assegurou que vai trabalhar para garantir transparên­cia e justiça, “para que os candidatos sejam admitidos por mérito e não por compadrio”.

Sobre as ravinas e a asfaltagem do troço CaiundoCat­uitui, o governante prometeu envidar esforços para a solução destas questões. “O posto fronteiriç­o de Catuitui, que liga a região do Cuando Cubango e a Namíbia, pode ser uma mais valia para o cresciment­o da província e da região centro-sul do país.”

Em relação ao sector agrícola, Júlio Bessa disse que a província do Cuando Cubango deve atrair empresário­s nacionais e estrangeir­os para investirem na região, “uma vez que dispõe de recursos hídricos e solos férteis para a prática da agricultur­a em grande escala, que gera sustentabi­lidade.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Várias entidades do Governo e da sociedade civil participar­am na cerimónia de recepção do novo governador provincial
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Várias entidades do Governo e da sociedade civil participar­am na cerimónia de recepção do novo governador provincial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola