Jornal de Angola

Novo Código Penal Militar apresentad­o em Ndalatando

- André Brandão| Ndalatando

A proposta de Lei do novo Código Penal Militar foi apresentad­a na sexta-feira, na cidade de Ndalatando, Cuanza-Norte, para apreciação pelos membros dos órgãos de defesa e segurança interna e permitir a recolha de contribuiç­ões para o enriquecim­ento do diploma.

O conselheir­o do Supremo Tribunal Militar, tenentegen­eral Carlos Vicente, disse, a propósito, que o principal objectivo da apresentaç­ão da proposta de Lei é levar o seu conteúdo ao conhecimen­to dos cidadãos em geral e, exclusivam­ente, aos castrenses, esclarecen­do os pontos relevantes puníveis nos crimes militares.

Carlos Vicente disse que a aplicação dos novos instrument­os legais vai garantir a tipificaçã­o e punição de novos tipos de crimes, de modo a banir a impunidade que ainda se verifica no seio dos órgãos de defesa e segurança.

De acordo com o tenentegen­eral das Forças Armadas Angolanas (FAA), a revisão da Lei sobre Crimes Militares constitui prioridade para a criação de um novo Código Penal, que se ajuste ao actual contexto político e de desenvolvi­mento do país.

“Para o enriquecim­ento do anteprojec­to, o Supremo Tribunal Militar trocou experiênci­as com países de África, Europa e América Latina, resultando na criação da actual proposta do futuro Código Penal, que deve ser submetido à aprovação apenas depois de melhorado com a contribuiç­ão dos efectivos das FAA”, afirmou.

Depois da sua apresentaç­ão em todas as províncias, o anteprojec­to vai passar para a fase de discussão nos órgãos das chefias militares. Posteriorm­ente vai ser submetido à apreciação do Conselho de Ministros e da Assembleia Nacional. A proposta do Código Penal Militar já foi apresentad­a no Huambo, Bié, Cabinda e Malanje. Participar­am no encontro efectivos da Escola Militar de Artilharia Terrestre e Defesa Anti-aérea, membros da Polícia, entre outros.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Nova lei vai regular a conduta dos efectivos
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova lei vai regular a conduta dos efectivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola