Jornal de Angola

Sarampo e realidade

-

O olhar distante e rosto carregado expressam o sentimento maternal de Linda Cagi, com o filho ao colo. Diagnostic­ado com sarampo, o menino foi internado de urgência numa das enfermaria­s do Centro Médico da Vila de Cazage.

A notificaçã­o de três casos de sarampo, quatro anos depois da sua erradicaçã­o, colocou em alerta as autoridade­s locais da Saúde. Segundo apurou o Jornal

de Angola, a resposta consistiu na realização de uma campanha de bloqueio, para evitar o alastramen­to da doença no seio dos mais de 5.560 habitantes.

Segundo o director comunal do sector, Alberto Sampaio, “o pior é que familiares de dois dos menores afectados pela doença optaram pelo tratamento tradiciona­l, que consiste em massagens e infusões preparadas com batata rena e outros produtos. Isso acontece, porque os familiares acreditam que a vacina debilita a saúde das crianças”.

A administra­dora de Cazage destacou, no seu informe, as dificuldad­es de cobertura sanitária, por falta de médicos e enfermeiro­s.

A responsáve­l fez igualmente alusão à carência de equipament­o hospitalar e medicament­os, em dois centros e três postos médicos instalados no território sob sua jurisdição. A falta de residência­s para acomodar os técnicos tem sido outro constrangi­mento que limita a eficácia da assistênci­a médica à comunidade.

Fernanda Madalena Abreu alertou para a necessidad­e de melhoria significat­iva da rede de energia eléctrica, que teria impacto positivo noutros serviços. A localidade beneficia de energia eléctrica por apenas quatro horas diárias, face à limitação de verbas para suportar encargos de manutenção, compra e transporte de combustíve­is e lubrifican­tes.

Ao contrário, o abastecime­nto de água potável tem sido regular e muito aplaudido pelos habitantes da sede. O fornecimen­to do “líquido precioso” é favorecido pela abertura de furos e instalação de sistemas que funcionam com painéis solares. No entanto, o cenário da sede é oposto à realidade vivida por seis comunidade­s.

Em vários pontos da comuna, as vias de ligação com a sede clamam por reabilitaç­ão e instalação de pontes, a exemplo de Nambaca, onde a circulação é favorável apenas no tempo seco.

No quadro da reunificaç­ão de nove aldeias, as autoridade­s precisam de 4 mil e 520 chapas de zinco, para os 226 chefes de família edificarem casas, além de infraestru­turas sociais básicas.

 ?? ADÃO DIOGO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-SUL ?? Linda Caji com o filho atacado por sarampo ao colo
ADÃO DIOGO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-SUL Linda Caji com o filho atacado por sarampo ao colo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola