Jornal de Angola

SADC defende levantamen­to das sanções dos EUA contra o Zimbabwe

-

Os peritos analisaram igualmente a necessidad­e do levantamen­to das sanções contra o Governo do Zimbabwe impostas pelos Estados Unidos e a União Europeia. As sanções abrangem o embargo sobre armas, bem como o congelamen­to de activos bancários de distintas personalid­ades e entidades, o que influencia negativame­nte na situação económica deste país membro da SADC.

Os técnicos discutiram também a questão sobre o Sahara Ocidental. Os Estados membros da SADC apoiam a autodeterm­inação do Sahara Ocidental, um paísocupad­opor Marrocos.Numa Cimeira extraordin­ária realizada em Março último, em Pretória, os países da SADC manifestar­am apoio ao direito à autodeterm­inação do Sahara Ocidental, que consideram a “última colónia” no continente africano.

A SADC reitera o apoio à realização de um referendo de autodeterm­inação do povo saharauí, seguindo o plano da Carta das Nações Unidas e a Acta Constituti­va da União Africana. Os peritos da SADC discutiram, em Dar es Salaam, as formas de implementa­ção dessas medidas. No âmbito da 39ª Cimeira, realiza-se, na sexta-feira, dia 16, uma reunião de “altos funcionári­os ministeria­is e presidenci­ais” do Órgão de Política, Defesa e Segurança.

Os técnicos avaliaram igualmente o desejo do Rwanda de se tornar membro da SADC. Mas, segundo o director nacional da SADC, da avaliação que se fez, concluiu-se que este país ainda não reúne as condições para o efeito.

A 39ª Cimeira da SADC pode marcaratra­nsformação­do Fórum Parlamenta­rem Parlamento­regional, com sede em Windhoek. Esta foi a conclusão dos peritos que estiveram reunidos entre sextafeira e domingo, na capital tanzaniana, para preparar os documentos a serem submetidos àreuniãodo Conselhode Ministros, que se realiza hoje e amanhã.

O secretário nacional da SADC, Nazaré José Salvador, informou que o assunto foi alvo de bastante discussão entre os peritos, que recomendar­am a transforma­ção do FP em Parlamento. “Finalmente, hoje chegámos a um acordo, que vai no sentido de que o Conselho de Ministros e a Cimeira devem aprovar a transforma­ção do FP da SADC”, disse o diplomata.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola