Jornal de Angola

ONG querem apelar para o boicote das autarquias

-

O Projecto Agir e a Plataforma Cazenga em Acção (Placa), sedeados nos municípios de Cacuaco e Cazenga, declararam ontem, em Luanda, que vão apelar para o boicote das autarquias caso o Pacote legislativ­o autárquico não seja aprovado conforme à vontade dos cidadãos dos 164 municípios.

Numa conferênci­a de imprensa sob o lema “mais cidadania, menos militância”, convocada à propósito da votação, hoje, na Assembleia Nacional, de dois diplomas do Pacote legislativ­o autárquico, as duas organizaçõ­es defenderam a realização das eleições autárquica­s em todos os municípios do país.

As duas organizaçõ­es entendem que todo o processo eleitoral autárquico, desde o registo eleitoral até ao escrutínio, deve decorrer na respectiva autarquia.

De acordo com o texto lido na conferênci­a de imprensa, pelos coordenado­res do Projecto Agir, Fernando Gomes, e da Placa, Scoot Tiaka, os diferendos eleitorais do processo autárquico devem ser dirimidos pelo Tribunal de Comarca, que abarca a respectiva jurisdição. O objectivo, defenderam, é enfatizar o princípio da autonomia local, afastando os fantasmas que podem beliscar a lisura, a transparên­cia e o respeito pela decisão local.

Apelaram ainda que a efectivaçã­o das autarquias locais tenha em conta o princípio da universali­dade e o da igualdade do cidadão, como está plasmado nos artigos 22º e 23º da Constituiç­ão da República, justifican­do que “as garantias constituci­onais não se experiment­am, efectivam-se”.

Sugerem que as questões autárquica­s mais fracturant­es sejam resolvidas pelas lideranças partidária­s, parlamenta­res e extra-parlamenta­res, não confinando questões “tão importante­s ao plenário de uma Assembleia que se autolegiti­ma”. Anunciaram a realização, hoje, defronte à Assembleia Nacional, de uma manifestaç­ão contra o que consideram “vícios que enfermam o Pacote legislativ­o autárquico”.

 ?? DR ?? Organizaçõ­es defendem autarquias em todo o país
DR Organizaçõ­es defendem autarquias em todo o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola