Jornal de Angola

Construtor­es projectam expansão do carro eléctrico

-

A Nissan Motor, BMW e Volkswagen­estãoentre­osconstrut­ores automóveis em negociaçõe­s para levar a revolução do carro eléctrico para a África do Sul, para evitar que o país da África Austral fique para trás na transição global para veículos mais ecológicos.

O sector automóvel sulafrican­o prepara uma iniciativa unificada de electrific­ação para apresentar ao Governo até o fim do ano, disse o presidente da Associação Nacional de Fabricante­s de Automóveis da África do Sul (Naamsa), Mike Mabasa à agência especializ­ada Bloomberg.

Entre os objectivos, está convencer parlamenta­res a reduzirem ou eliminar uma tarifa de importação de 23 por cento sobre veículos eléctricos para ajudar a aumentar as vendas internas, afirmou.

Outro é a implantaçã­o de uma infra-estrutura de recarga num país onde o monopólio estatal de energia enfrenta profunda crise financeira.

O sector automóvel respresent­a cerca de 7,0 por cento da economia do país, segundo a Naamsa, ao mesmo tempo que permanece como um dos aspectos mais positivos de uma economia daquele país, devendo crescer menos de 1,0 por cento pelo segundo ano consecutiv­o.

A África do Sul é desde há décadas uma plataforma global da automação, atraindo fábricas operadas por sete construtor­es, como Toyota Motor e Isuzu Motors que, no seu conjunto, exportaram quase 210 mil carros para a Europa, e onde a Volkswagen já reforma fábricas para produzir apenas carros eléctricos.

O volume representa pouco menos de um terço de toda a produção local e responde por 60 por cento das exportaçõe­s.

Atéaomomen­to,nãoháplano­s concretos para a fabricação de carros eléctricos ou híbridos na África do Sul, mas, em 2018, Governo e indústria concordara­m em aplicar um programa de incentivo à produção.

 ?? DR ?? Fabricante­s aceleram corrida para a electrific­ação do carro
DR Fabricante­s aceleram corrida para a electrific­ação do carro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola