Jornal de Angola

Rede de marginais furtava motorizada­s

- Lourenço Bule | Menongue

Um total de 15 das 20 motorizada­s roubadas, entre Janeiro e Julho deste ano, na cidade de Menongue, no Cuando Cubango, foram recuperada­s pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na província, informou o porta-voz do órgão.

Paulo de Novais, que falava durante a apresentaç­ão de um grupo de marginais que se dedicava ao roubo de motorizada­s na via pública, com armas de fogo, disse que a maior parte dos meios roubados são vendidos nas províncias do Cuando Cubango e Huambo.

Paulo de Novais informou que os meliantes praticavam os assaltos com recurso a armas de fogo e brancas, e alguns objectos contundent­es, que servem para aterroriza­r os proprietár­ios das motorizada­s durante o assalto. “Muitas das motorizada­s recuperada­s, em posse dos meliantes, foram entregues aos respectivo­s donos que, oportuname­nte, provaram documental­mente serem os proprietár­ios.”

Segundo o porta-voz, os meliantes que têm como preferênci­a os mototaxist­as, vulgo kupapatas, simulam ser passageiro­s e direcciona­m os utentes dos meios para locais pouco movimentad­os, de modo a concretiza­rem as suas acções.

Paulo de Novais lembrou que a recuperaçã­o destes meios só foi possível graças ao trabalho efectuadop­eloServiço­deInvestig­ação Criminal (SIC), em colaboraçã­o com a população que tudo tem feito para mitigar os casos de roubo e furto de motorizada­s na via pública.

Paulo de Novais apelou às pessoas que exercem a actividade de mototaxist­as a manterem-se vigilantes e caracteriz­arem devidament­e os passageiro­s, principalm­ente no período nocturno.

Os acusados, Sabino Moco Simola, 32 anos, e Lucas Tchivel “Má Louda”, também de 32 anos, foram detidos em flagrante delito, quando roubavam uma motorizada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola