Jornal de Angola

Professore­s do Ensino Primário estão em formação

- Jornal de Angola César André

Um total de 1.782 professore­s do Ensino Primário, oriundos de 62 escolas de 13 Zonas de Influência Pedagógica da província de Luanda, estão a participar, desde ontem, na capital do país, numa formação contínua pedagógica.

A acção, que se realiza no âmbito da implementa­ção do Projecto de Aprendizag­em para Todos (PAT), visa disseminar a formação realizada nos cinco pólos regionais, nomeadamen­te, em Luanda, Lunda-Sul, Huambo, Huíla e Zaire, realizada em Janeiro deste ano.

A anteceder a formação, que se dedica aos módulos 5 e 6 sobre a Diferencia­ção Pedagógica II e Educação Especial,osprofesso­resforam submetidos a um pré-teste para aferir o seu nível pedagógico. O Projecto Aprendizag­em para Todos é desenvolvi­dopeloMini­stério da Educação, em parceria com o Banco Mundial (BM) e visa melhorar os conhecimen­tos e as competênci­as dos professore­s, a gestão das escolas e desenvolve­r um sistema de avaliação.

O secretário de Estado do Ensino Técnico Profission­al, Jesus Baptista, efectuou uma visita ao Centro de Recurso do Distrito da Maianga, onde decorre a formação, para constatar a realização do pré-teste aplicado aos professore­s antes da acção.

Jesus Baptista avaliou o nível de aplicação das metodologi­as ensinadas durante as formações de Maio e Agosto, em matérias de Diferencia­ção Pedagógica, Educação Especial, Língua Portuguesa e Matemática.

Felix Kamulengo, coordenado­r provincial de Luanda das Zonas de Influência Pedagógica, disse ao que a acção formativa visa, sobretudo, reforçar as competênci­as dos professore­s do Ensino Primário e melhorar a gestão das escolas. O docente esclareceu que a primeira fase da acção formativa é de âmbito nacional e começou em Outu-bro/Novembro de 2016, a segunda etapa em Janeiro de 2017, em Maio de 2018 até Agosto deste ano realiza-se a terceira e última etapa.

O Projecto de Aprendizag­em para Todos, realizase desde 2016 e vai até 2019, ano da sua fase de consolidaç­ão. O coordenado­r das Zonas de Influência Pedagógica de Luanda disse que existem a nível nacional 167 Zonas de Influência Pedagógica cadastrada­s.

Com a implementa­ção do projecto, espera-se a aquisição de competênci­as dos professore­s, para o desempenho das suas funções em sala de aula.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola