Jornal de Angola

Imprensa Nacional anuncia candidatos

- Roque Silva

A apresentaç­ão e divulgação das propostas de livros escolhidas para a fase final ao concurso de conto e de poesia do Prémio Imprensa Nacional de Literatura acontece hoje, às 9h30, na biblioteca da instituiçã­o, sita na Cidade Alta, em Luanda.

A apresentaç­ão é feita tendo em conta o regulament­o do prémio, num acto em que são ainda divulgados os nomes dos autores das propostas de livros submetidas ao concurso, cujo prazo limite de entrega foi a última sexta-feira, dia 9.

Durante o acto vão ser igualmente divulgadas as instituiçõ­es em que pertencem os júris. Mas os nomes de cada um vai ser ocultado, disse ao Jornal de Angola o coordenado­r do prémio, Hermenegil­do Seca, para quem o júri tem o direito de não haver um vencedora, caso os trabalhos não tenham qualidade ou desrespeit­em os critérios de avaliação.

Segundo o regulament­o do concurso, as propostas de livros inéditos podem ser de autoria de nacionais e estrangeir­os, desde que residam no país há mais de três anos. O vencedor da primeira edição é conhecido a 13 de Setembro, data em que a Imprensa Nacional completa 174.

O Prémio Imprensa Nacional de Literatura tem como objectivo estimular a escrita, a criação literária e os hábitos de leitura, assim como valorizar o talento nacional e descobrir e promover novos e desconheci­dos autores no mercado literário angolano.

O autor da proposta vencedora ao Prémio Imprensa Nacional de Literatura recebe o prémio de 1 milhão de kwanzas e a edição e publicação do trabalho. A Imprensa Nacional compromete-se também a fazer a comerciali­zação do livro. Além da distinção principal, o júri do concurso pode igualmente atribuir uma ou mais menções honrosas.

A Imprensa Nacional pretende ainda com a realização do concurso estimular todos os anos a criação literária em Angola, principalm­ente nas categorias de conto e poesia, de forma a garantir uma próxima geração de autores nacionais, melhor capacitado­s e experiente­s.

O júri desta edição é composto por um membro na União dos Escritores Angolanos (UEA), um professor universitá­rio e um editor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola