Jornal de Angola

Vítima de racismo recebe 725 mil dólares

-

Taylor Dumpson, líder estudantil na American University (uma universida­de privada com sede em Washington DC), vai receber 725 mil dólares de indemnizaç­ão depois de ter ganho um processo judicial contra Andrew Anglin, editor do site fascista "The Daily Stormer".

Ficou provado que o editor montou uma autêntica “tempestade de mentiras” na Internet com o objectivo de atacar o carácter da estudante de Direito.

"É uma decisão histórica porque, pela primeira vez, o tribunal reconhece o dano causado no mundo real pelos fanáticos que tomam a Internet para atacar e ameaçar afroameric­anos e outras pessoas não-brancas", frisou a advogada de Taylor Dumpson.

Este foi o terceiro julgamento dos últimos três meses contra Andrew Anglin, que já foi condenado a pagar um total de 20 milhões de dólares a três pessoas diferentes, apesar de ainda não ter desembolsa­do um único centavo. O editor limitou-se a retirar algumas das publicaçõe­s racistas e anti-semitas que tinha publicado e que lhe valeram os processos judiciais.

Nodiaemque­TaylorDump­son foi empossada como presidente do corpo discente da American University, em Maio de 2017, foram encontrada­s bananas penduradas ao redor das instalaçõe­s académicas. Os objectos continham mensagens que associavam a imagem de Dumpson a gorilas mortos num jardim zoológico.

Andrew Anglin divulgou também informaçõe­s pessoais da estudante na Internet e incentivou os seus seguidores a hostilizá-la. Brian Ade e Evan McCarty ameaçaram Taylor Dumpson com mensagens racistas e humilhante­s de acordo com outro processo judicial, que decorre desde o ano passado.

A vítima recebeu 500 mil dólares em indemnizaç­ões punitivas, 124 mil dólares em honorários dos advogados e mais de 101 mil dólares em indemnizaç­ões compensató­rias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola