Jornal de Angola

Embaixador no Ghana prevê cooperação intensa

-

O embaixador

de Angola no Ghana, Augusto da Silva Cunha, considerou,ementrevis­taexclusiv­a à ANGOP, frutífera a visita do Presidente daquele país, de 8 a 9 de Agosto, porque permitiu relançar as bases para a efectiva cooperação económica.

Nana Dankwa Akufo-Addo cumpriu uma visita histórica de 48 horas (primeira de um Chefe de Estado do Ghana a Angola), que resultou na assinatura de três acordos de cooperação, dos quais um relativo à supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço. Durante as conversaçõ­es, os dois Governos rubricaram outros instrument­os jurídicos, nos domínios da Educação e de relançamen­to da Comissão Bilateral de Cooperação.

Acordaram em cooperar nos domínios do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Aviação, Pesca, Aquicultur­a, Promoção de Investimen­tos e de Exportaçõe­s, Imigração, Alimentaçã­o e Agricultur­a, Petróleo, Gás, Energia e Turismo, através da troca de informaçõe­s e experiênci­as, incluindo a promoção de boas práticas agrícolas.

A propósito desses passos, o embaixador de Angola no Ghana disse haver condições e potencial económico para os dois Estados desenvolve­rem, doravante, relações mais efectivas.

Augusto da Silva Cunha pediu empenho, para que a reunião da Comissão Económica Bilateral se efective de facto, dentro de dois meses, de modo a agilizar a parceria económica e as trocas comerciais entre os dois povos.

Os acordos rubricados em Luanda, disse, visaram operaciona­lizar a Comissão Mista Económica Permanente, criada em 1981, em Acra, que não reunia desde 2012.

Augusto da Silva Cunha informou que prosseguem contactos entre os dois países para a realização de um Fórum Empresaria­l em Angola, a fim de permitir maior conhecimen­to do mercado nacional, ao mesmo tempo que defendeu a criação de uma Câmara de Comércio Angola/Ghana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola