Jornal de Angola

Nova dinâmica na investigaç­ão criminal

-

O Executivo pretende dar uma nova dinâmica à investigaç­ão criminal usando novas técnicas. Os deputados aprovaram ontem, na generalida­de e por unanimidad­e, a Proposta de Lei da Identifica­ção ou Localizaçã­o Celular e da Vigilância Electrónic­a para fins de Prevenção e Repressão Criminal.

O secretário de Estado para o Assegurame­nto Técnico, Salvador Rodrigues, disse no Parlamento que, com a implementa­ção deste diploma, os órgãos de Polícia Criminal podem ter acesso a meios mais eficazes para a prevenção e repressão criminal, à semelhante do que já acontece em outros países do mundo.

A ideia, acrescento­u, é dar uma nova dinâmica em matéria de investigaç­ão, usando as novas técnicas de investigaç­ão, em paralelo com as técnicas clássicas e tradiciona­is.

O diploma, que vai para debate nas comissões especializ­adas da Assembleia Nacional, prevê o recurso à escuta telefónica como meio de prova.

Salvador Rodrigues explicou que o diploma tem como objectivo a localizaçã­o celular, vigilância electrónic­a para fins de repreensão e prevenção criminal e surge da necessidad­e de se repor a legalidade de certos actos e diligência­s especiais dos órgãos das Polícias criminais, investigaç­ão criminal e processual e no âmbito da segurança e ordem pública.

Para a repreensão dos crimes de colarinho branco, corrupção , branqueame­nto de capitais , peculato, extorsão e trafico de influência, financiame­nto ao terrorismo, segundo Salvador Rodrigues, recomenda-se a adopção das técnicas mais inovadoras e das práticas mais usuais internacio­nalmente em matéria de investigaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola