Jornal de Angola

Campanha de bloqueio à poliomieli­te

-

Uma campanha de vacinação extraordin­ária contra a poliomieli­te ou paralisia infantil, em crianças dos zero aos 5 anos, decorre, desde ontem, em cinco províncias do país, nomeadamen­te Huíla, Bié, Cuando Cubango, Huambo e Cunene.

Trata-se de uma vacinação de “bloqueio”, que visa “conter” o surto da “pólio” e impedir a progressão, num processo que tem por objectivo erradicar a doença.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esteve nos municípios huilanos do Cuvango, Jamba, Matala e Quipungo, para seguir o processo, segundo a Angop.

Secretário­s de Estado de vários departamen­tos ministeria­is foram enviados para as províncias envolvidas para seguir a campanha.

O secretário de Estado do Interior, José Bamokina Zau, destacou a importânci­a da vacinação das crianças.

“A vacinação é um acto não só de amor, mas também de cidadania. É um direito adquirido por todas as crianças e faz parte dos 11 compromiss­os do Governo com a criança”, referiu.

No Cunene, apesar de não se registar qualquer caso de “pólio”, devem ser vacinadas mais de 14 mil crianças. A directora provincial da Saúde, Georgina Nunes, garantiu a mobilizaçã­o total da população para o êxito da campanha.

A poliomieli­te é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e causar paralisia.

No princípio deste mês, a ministra da Saúde esteve no município do Chitembo (Bié), para supervisio­nar os esforços desenvolvi­dos para conter a doença.

A maior epidemia de poliomieli­te em Angola ocorreu em 1999, ano em que foram notificado­s 1.119 casos e as províncias mais afectadas, na altura, foram Luanda e Benguela.

No mesmo ano, iniciouse o Programa de Vigilância da Poliomieli­te a nível nacional e, em 2004, fez-se o reforço do sistema de imunização, com a instalação de 460 postos fixos de vacinação e a criação de equipas avançadas e móveis em municípios prioritári­os.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campanha de vacinação visa conter o surto da poliomieli­te e impedir a progressão da doença
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha de vacinação visa conter o surto da poliomieli­te e impedir a progressão da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola