Jornal de Angola

Facebook não avisou utilizador­es sobre riscos de ferramenta de login

-

Utilizador­es do Facebook que estão a processar a maior rede social por uma violação de dados de 2018 disseram que o Facebook não os alertou sobre os riscos associados à sua ferramenta de login único, apesar de proteger os seus funcionári­os, mostrou um documento na passada quinta-feira.

De acordo com a Reuters, o login único conecta os usuários a aplicativo­s e serviços sociais de terceiros usando as suas credenciai­s do Facebook.

O processo, que combinou várias acções legais, decorre da pior quebra de segurança do Facebook em Setembro, quando hackers roubaram códigos de login - ou “tokens de acesso” - que permitiram acessar quase 29 milhões de contas.

“O Facebook sabia sobre a vulnerabil­idade do token de acesso e não conseguiu corrigi-lo por anos, apesar desse conhecimen­to”, disseram os requerente­s em documento de um tribunal de São Francisco.

“Ainda mais notoriamen­te, o Facebook tomou medidas para proteger os seus próprios funcionári­os do risco de segurança, mas não a grande maioria dos seus usuários.”

O Facebook não respondeu imediatame­nte a um pedido de comentário.

O Facebook revelou poucos detalhes desde a divulgação do ataque, afirmando apenas que afetou um espectro amplo de usuários sem especifica­r de quantos países.

Os hackers conseguira­m detalhes do perfil, como datas de nascimento, empregador­es, histórico educaciona­l, preferênci­a religiosa, tipos de dispositiv­os usados, páginas seguidas, pesquisas recentes e check-ins de 14 milhões de usuários.

Para os outros 15 milhões de usuários, a violação restringiu-se a nomes e aos detalhes de contato. Além disso, os invasores podem ver as postagens e listas de amigos e grupos de cerca de 400 mil utilizador­es.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola