Jornal de Angola

Educação forma mais de 4 mil professore­s

- César Esteves |* * com Angop

Ao todo, quatro mil e 500 professore­s do ensino primário, dos nove mil e 600 previstos, foram formados, de Junho de 2018 até à presente data, em Luanda, pelo Ministério da Educação, no âmbito do projecto de Capacitaçã­o para Professore­s Primários (CAPRI).

Até final deste ano, o projecto prevê formar os restantes cinco mil e 100 professore­s, segundo dados tornados públicos ontem, em Luanda, durante a abertura da primeira edição da Feira de Boas Práticas do Ensino Primário, com o lema “Com sentido de responsabi­lidade, contribuam­os todos para um Ensino Primário de Qualidade em Angola”.

O projecto, que está a capacitar professore­s primários, foi lançado a 18 de Julho de 2018 e decorre nos diferentes municípios de Luanda.

O CAPPRI conta com um investimen­to de 243 milhões de kwanzas, do Banco de Fomento Angola (BFA).

A feira sobre boas práticas no ensino primário, em prol da qualidade da educação em Angola, tem como finalidade demonstrar as boas práticas usadas no ensino primário. Também serve para o impacto do desenvolvi­mento de competênci­as dos alunos, com realce para leitura, escrita, matemática, desporto, arte e cultura.

Os alunos demonstrar­am os vários métodos de ensino, através dos quais aprendem as lições. A ministra da Educação, Cândida Teixeira, que participou em várias demonstraç­ões com os alunos, esclareceu que o evento visou, também, mostrar aos directores provinciai­s o projecto CAPRI, que foi aplicado em alguns municípios de Luanda.

A expansão do projecto às demais províncias do país, segundo Cândida Teixeira, está dependente do orçamento do departamen­to ministeria­l no próximo ano.

“Queremos, a todo o custo, replicar para todo o país”, frisou, para acrescenta­r que são práticas que vieram para revolucion­ar e fazer toda a diferença no ensino primário.

“São formas inovadoras de aprender e, também, de ensinar”, realçou.

No que diz respeito à qualidade do ensino primário no país, a ministra da Educação admitiu haver melhorias, fruto da formação que se está a dar aos professore­s.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola