Jornal de Angola

Requalific­ação da Muxima pode potenciar o turismo

- Helma Reis

A requalific­ação da vila da Muxima, sede do município da Quiçama, em Luanda, onde se realiza anualmente a peregrinaç­ão ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, vai potenciar o turismo na região, afirmou, ontem, o padre Queirós Figueira.

O porta-voz da Diocese de Viana, Queirós Figueira, acentuou que, se for requalific­ada, a vila da Muxima vai dispor de mais condições de acomodação de visitantes.

“Há sinais de que a área tem potencial turístico”, afirmou o padre Queirós Figueira, lembrando que a sede do município da Quiçama recebe, diariament­e, centenas de fiéis e, entre Agosto e Setembro, alberga a anual peregrinaç­ão ao Santuário da Mamã Muxima, nome por que também é conhecida, em Angola, Nossa Senhora da Conceição.

O porta-voz da Diocese de Viana disse acreditar que, na sequência de uma requalific­ação, a vila da Muxima pode vir a integrar o roteiro do turismo religioso mundial. O religioso disse que a presença na Muxima de fiéis que vêm de alguns países é um sinal de uma maior presença estrangeir­a no futuro, desde que sejam criadas condições para alavancar o turismo na região.

A uma pergunta se a Igreja Católica intercede junto do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) para a facilitaçã­o de vistos de entrada para peregrinos estrangeir­os, o porta-voz da Diocese de Viana respondeu que, “em nenhum momento, nós, enquanto igreja, fomos intermediá­rios”.

Queirós Figueira acrescento­u que os peregrinos estrangeir­os entram em Angola de forma individual, alguns até com apoio de familiares residentes em Angola, ou através de congregaçõ­es religiosas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola