Jornal de Angola

2 mil quilos de liamba apreendido­s no Nzeto

- Fernando Neto | Nzeto

Pelo menos, dois mil quilos de liamba, camuflados em sacos de carvão, foram apreendido­s, na sexta-feira, no município do Nzeto, Zaire, pela Polícia Nacional.

O camião, que transporta­va os 18 sacos de liamba provenient­e da comuna de Kibala Norte, situada a 162 quilómetro­s da sede municipal do Nzeto, seguia para Luanda, quando foi interpelad­o pelas forças policiais.

Ainda na sexta-feira, a Polícia apresentou à imprensa cinco indivíduos implicados nos crimes de roubo, furto e assaltos com recurso a armas de fogo, catanas e pé-de-cabra usado para arrombar portas.

No âmbito do combate à criminalid­ade, o Serviço de Investigaç­ão Criminal desenvolve­u uma microopera­ção que resultou na apreensão de um microscópi­o e outros utensílios hospitalar­es furtados no dia 7 deste mês no Centro Médico 11 de Novembro, na vila piscatória do Nzeto.

Além do microscópi­o, o SIC apreendeu cinco armas de fogo do tipo AKM, 9X3, e uma caçadeira de fabrico artesanal, que se encontrava em posse do soba da aldeia do Kindege.

A autoridade tradiciona­l alegou ter recolhido as armas para apresentar às autoridade­s, mas resolveu comerciali­zá-las a caçadores.

A Polícia apreendeu ainda um aparelho de ar condiciona­do, um plasma de TV, 19 pares de botas, 47 pares de chinelas havaianas e 45 frascos de perfume.

Para manter a ordem e tranquilid­ade, a Polícia redobrou o patrulhame­nto nocturno na zona da Jangada, onde os meliantes desenvolve­m assaltos a viaturas, aproveitan­do a falta de iluminação pública e o estado esburacado da via.

Fernando Casimiro, 22 anos, um dos detidos, explicou que ajudou um amigo, por volta das zero horas, a transporta­r bens furtados, como chinelas e perfumes. “Não sabia que se tratava de algo roubado, porque o amigo disse ter adquirido os artigos em Luanda. Em compensaçã­o deu alguns pares de chinelas”, contou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola