Jornal de Angola

Efectivo da Polícia detido por espancar a esposa

- André da Costa

Núria Soares , 26 anos, foi brutalment­e espancada na madrugada de ontem pelo marido Mário Jesus, efectivo da Polícia Nacional, que já se encontra detido.

De acordo com Núria Soares, o caso ocorreu depois de terem travado uma discussão, durante a qual ele “partiu para a agressão física, como se estivesse a brigar com alguém com o mesmo físico”.

O espancamen­to provocou na jovem inflamação da face e o olho esquerdo ficou completame­nte inflamado. Neste momento, recebe assistênci­a médica numa das unidades sanitárias de Luanda.

Núria Soares, que é comerciant­e, vive há quatro anos com Mário de Jesus, efectivo da Polícia Nacional colocado numa das Esquadras da Centralida­de do Kilamba. O casal tem um filho de um ano.

O director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional,intendente Hermenegil­do Adelino, confirmou a detenção do esposo da vítima, por crime de violência doméstica, concorrido com ofensas corporais graves.

O acusado vai ser presente ao Ministério Público na segunda feira para a legalizaçã­o da detenção junto do Ministério Público, onde será formalizad­o o processo acusatório.

A Polícia Nacional, segundo Hermenegil­do Adelino, abriu um processo disciplina­r à luz do Regulament­o Disciplina­r da corporação, que pode resultar em várias sanções, sendo a mais gravosa a expulsão da corporação.

Disse que os efectivos têm sido exortados no sentido de adoptar uma cultura de diálogo para garantir a sã convivênci­a entre as pessoas, quer no seio familiar quer seja na via pública. “Devem evitar ao máximo as desavenças que podem resultar em agressões físicas”.

Em Maio último, uma oficial da Polícia Nacional, colocada na Direcção de Recursos Humanos, espancou, de forma violenta e sucessiva, uma menor de nove anos, deixando-a com o rosto desfigurad­o e a planta dos pés com feridas graves. O caso ocorreu no município de Viana .

A menor ficou com sequelas graves e não teve acompanham­ento psicológic­o, segundo a mãe da criança.

Em entrevista recente ao Jornal de Angola ,o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Paulo de Almeida, admitiu que muitos efectivos da corporação têm cometido actos que mancham a imagem da corporação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola